Qual o perigo da turbulência?

Perguntado por: rgeraldes . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Em uma turbulência severa, o movimento vertical do avião excede a atração da gravidade, disse Williams. — O que isso significa é que, se você não estiver com o cinto de segurança, por definição, você se tornará um projétil, uma catapulta, você se levantará do assento — completou o especialista.

A turbulência durante um voo pode ser assustadora para muitas pessoas. O simples pensamento de um avião sacudindo no ar pode fazer com que o coração acelere e a ansiedade aumente. No entanto, é importante lembrar que a turbulência é um fenômeno comum e geralmente não representa nenhum perigo real.

Coincidindo com a hora mais quente do dia, entre as 17h e as 19h, é quando são produzidas mais turbulências pelo calor. Além disso, normalmente aparecem os cumulonimbus pela tarde, as clássicas nuvens de tempestade, que sempre devem ser evitadas.

Ele explica que as turbulências de céu claro são mais frequentes no inverno, por causa da maior amplitude térmica. Elas também têm maior probabilidade de ocorrer em determinadas regiões do planeta. No Brasil, costuma ser do sul do estado do Rio de Janeiro em direção aos estados do sul do país.

A forma ideal de não sentir a turbulência é evitar sentar nas últimas poltronas do avião. As poltronas que estão no centro de gravidade do avião e nas asas percebem menos essas alterações, enquanto as posições que estão na cauda do avião são as que mais as percebem.

Em resumo, podemos dizer que se todos os procedimentos forem seguidos à risca, voar com chuva e decolar ou pousar com pista molhada é completamente seguro.

De acordo com as estatíticas oficiais, P(cair) = \dfrac{1}{10.000.000} , ou seja, uma probabilidade de 1 em dez milhões. Melhor resposta. Suas chances de cair em um acidente de avião são de cerca de 0,007\% com base no que eu li em uma revista alguns anos atrás. Isso considerando o mundo todo.

O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.

À noite, o ar tende a ser mais frio do que de dia, melhorando as condições para que a aeronave decole. O ar mais frio e, ocasionalmente, mais seco, se torna mais denso, o que facilita o pouso e a decolagem dos aviões.

Viajar durante o dia ou à noite não faz uma grande diferença. O importante é que você aproveite a viagem!

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  1. Escolha o assento perto das asas. Ao ficar em assentos na região das asas, o passageiro ficará localizado próximo ao centro de gravidade da aeronave e as trepidações nesses locais são mais leves, reduzindo a sensação de turbulência.
  2. Prefira voos noturnos. ...
  3. Se puder, use uma aeronave maior.

As turbulências rolam por conta da diferença de temperatura e pressão das moléculas de ar. A diferença causa movimentação do ar, com correntes ascendentes (que sobem) e descendentes (que descem). Essas correntes balançam o avião. Geralmente, a turbulência acomete o avião por conta de tempo ruim, nuvens pesadas e chuva.

Os melhores assentos do avião para se evitar os efeitos da turbulência são aqueles que ficam sobre as asas ou na parte dianteira da aeronave. Apelando um pouco para a física, isso tem a ver com o fato de que o centro de gravidade das aeronaves ficam exatamente na região das asas, daí a estabilidade.

Para quem tem medo de turbulência, os assentos mais próximos das asas são os mais indicados. O motivo é que esta é área mais estável do avião por estar no seu centro de sustentação (as asas, no caso), o que garante uma viagem mais suave.

40 minutos

As turbulências são causadas por ventos fortes, alteração da temperatura do ar ou pressão, isso causa instabilidade com relação a aeronave causando a turbulência. A turbulência dura por tempo indeterminado, normalmente 10 a 40 minutos no máximo, mas pode ter casos que pode ser o vôo todo.

A autonomia de voo é de aproximadamente 2.000 km e o preço de cada uma das 73 unidades vendidas em 2020 gira em torno de R$ 10,7 milhões. O avião seria capaz de atravessar o oceano Atlântico em três horas e 15 minutos, em um trajeto de Londres a Nova York.

A altitude também aumenta o conforto dos passageiros. No nível de voo dos aviões comerciais, a atmosfera também é mais calma. O resultado é que os aviões encontram bem menos turbulência.

A turbulência no avião é uma situação comum, mas que está prevista pelos fabricantes e que não trará danos à estrutura nem à integridade física de passageiros e comissários de voo. Da próxima vez que você presenciar esse tipo de problema lembre-se: você está seguro!

A turbulência tende a ocorrer em baixas altitudes, o que é típico de voos de curta distância, mas alguns voos de longa distância não estão isentos dela. Os voos durante o início da manhã ou à noite são menos turbulentos do que os voos diurnos.

Mas isso não é algo grave e na maioria dos casos, os radares meteorológicos da aeronave identificam com antecedência se o avião irá passar por uma zona de turbulência, sendo que dependendo da situação, o piloto pode até desviar o caminho.