Qual o perigo da safena entupida?

Perguntado por: aguedes9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Além da sensação de cansaço e inchaço nas pernas, haverá também o risco de rompimento das safenas, bem como a formação de coágulos em seu interior. Nestes casos, sua extração será necessária, pois ela já não desempenha o seu papel.

Como saber se as safenas estão doentes? Habitualmente as pessoas que apresentam algum problema nas veias safenas desenvolvem os sintomas clássicos: dores e inchaço nas pernas. Além disso, elas podem estar dilatadas e serem identificadas pelo especialista durante a consulta médica.

É perigoso? Não. A veia safena interna é uma veia da perna, que se inicia no tornozelo e termina na região da virilha. Ela não tem nenhuma relação com o coração.

Principais tratamentos
O tratamento mais conhecido de uma safena doente é a safenectomia, ou seja, a retirada cirúrgica da veia através de incisões (cortes) e fleboextração (arrancamento). O procedimento é realizado por um cirurgião vascular em ambiente hospitalar, normalmente sob anestesia raquidiana ou geral.

Quando a safena deve ser retirada? A indicação de safenectomia varia bastante entre os cirurgiões vasculares. Mas é consenso que, quando a veia se encontra extremamente dilatada e com refluxo significativo, ela deve ser retirada.

Para as veias safenas, isso pode ser feito das seguintes formas: retirar as veias num procedimento cirúrgico; queimar as veias com endolaser e radiofrequência; lesar e "colar" / entupir as veias safenas com a espuma.

Existem alguns tipos de varizes e o tratamento é diferente para cada uma delas. A cirurgia para retirada de Safena é um desses tratamentos, que é indicado, geralmente, quando há dilatação e insuficiência significativa de fluxo sanguíneo na veia safena.

As chamadas veias safenas compõem o sistema vascular superficial e se localizam em ambas as penas. A veia safena magna se inicia no peito dos pés e percorre todo o comprimento interno das pernas terminando na região da virilha, onde se junta à veia femoral.

Cirurgia para varizes convencional com retirada da safena
Neste procedimento, o tempo de recuperação é de 15 dias. Durante os dias de pós-operatório, a recomendação médica é que o paciente não permaneça em repouso absoluto, podendo se movimentar algumas vezes por dia, como ir ao banheiro, tomar banho e andar pela casa.

A retirada de safena pode ocasionar problemas na circulação venosa das pernas, prejudicando a remoção de excesso de líquidos nas pernas. O acumulo de líquidos nas pernas pode causar inchado e dor nas pernas.

Não há contra indicação formal a pratica de atividade física (caminhadas, subir escadas, academia) porém o limite será o desconforto que você sentirá.

Após identificar a veia safena, o cirurgião insere um fio de aço por dentro da veia safena de uma incisão a outra e, orientado pelo fio, o cirurgião desconecta a veia safena e a extrai por uma das incisões. As duas incisões são suturadas com pontos internos e externos.

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.

É um desconforto ou dor no quadril, glúteos, coxas, panturrilha ou pés que limita a distância para caminhar e geralmente é aliviada com o repouso por 2 a 3 minutos. Entre os pacientes com DAOP mais grave há incidência de 60% de doença coronariana.

O preço de cirurgia de ponte de safena pode chegar a R$ 13,5 mil, incluindo os honorários da equipe médica e os materiais. Porém, o preço varia conforme o local, podendo atingir até R$ 30 mil.