Qual o perigo da paixão?

Perguntado por: esales . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Pode ser perigoso porque pode ser uma paixão possessiva a um ponto insuportável. Muitas pessoas só se apaixonam desse modo, como o Laerte, por exemplo, e começam a controlar a outra até tornar inviável a relação.

"Na fase da paixão, algumas substâncias no cérebro se alteram. As endorfinas, a adrenalina, a noradrenalina e a dopamina aumentam, enquanto a serotonina diminui. Este equilíbrio de substâncias acontece de forma semelhante no transtorno obsessivo compulsivo e no vício por drogas, como cocaína.

30 meses

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

O amor não machuca porque amor não é um simples sentimento, mas sim um estado elevado de consciência. O que faz sofrer é a paixão por ser algo muito intenso, o apaixonado quer se sentir amado e desejado na mesma intensidade, há insegurança pelo medo da perda, há uma mistura de euforia e dor, prazer e amargor.

As fases de um desgosto de amor
O sistema imunitário enfraquece e sobem os níveis de stress”, o que pode gerar dor física, descreve Espinosa.

Diga que você precisa de espaço. Se sua paixão já sabe de seus sentimentos, você não tem mais nada a perder. Pode muito bem ser direta sobre o que quer e precisa do relacionamento (ou falta dele) daqui para frente. “Diga que você precisa de tempo e espaço para se curar e que voltará quando estiver pronta”, diz Burns.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Paixão é uma loucura, não há outro adjetivo. Às vezes nos faz tomar decisões ou ter atitudes que vão de encontro com todos os princípios impostos pela sociedade às moças de fino trato. Sem contar com a capacidade que a nossa consciência tem em nos condenar.

Paixão vem de pathos (patologia), pelo que se trata de um processo obsessivo idêntico à "loucura". Quem está apaixonado só na presença do objeto da paixão é que encontra satisfação. Esse estado irracional é, sem dúvida, uma das causas do frequente fim de relações quando saem do pico da paixão.

Lidar com uma paixão não correspondida pode ser brutal com os seus sentimentos, as suas emoções e a sua autoestima. Além disso, pode ter consequências práticas, como atrapalhar o seu trabalho, os seus estudos, a sua relação com amigos e familiares e, é claro, consigo mesmo. Então peça ajuda!

A paixão desencadeia atividade aumentada nas áreas subcorticais que estão associadas à euforia, recompensa e motivação. São elas a área tegmentar ventral, núcleo caudado e putâmen, todos ricos em neurônios dopaminérgicos”, detalhou.

Não há tempo exato, mas estudos científicos mostram que a paixão dura entre 18 e 30 meses, uma média de dois anos. Paixão pode virar amor? Sim, e se acontecer, é a consequência mais bacana de ter se apaixonado! Mas ela também pode se tornar ódio, inveja e até amizade.

Quando você está apaixonado, “o sistema de recompensa no cérebro aumenta sua motivação para querer mais desse tempo. Você começa a desejar a presença deles”, explica a psicóloga Madeleine Mason Roantree. Além disso, você começa a abrir mão dos seus gostos e se interessa por coisas que seu parceiro admira.

A aceitação é um importante passo, para vencer a dor de uma paixão não correspondida. Olhar para a realidade, percebendo que não é mais possível ter a pessoa amada ao seu lado, poderá ser muito eficiente. Mesmo que dolorido seja aceitar isso, porém o ajudará a elaborar "que o fim realmente chegou".

9 – O homem apaixonado se preocupa com as vontades de sua amada. Na maioria das vezes, o homem coloca a mulher em primeiro lugar e tenta fazer de tudo para vê-la feliz. Os pequenos gestos, aquele presente sem data especial, um café da manhã ou mesmo o simples fato de levantar da cama a noite para pegar um remédio.

As características físicas costumam ter uma importância maior na paixão. As pessoas se sentem atraídas pelos olhos, lábios, pele, sorriso, entre outros, do outro. São pequenos detalhes que fazem o coração palpitar ao vê-los. A paixão faz com que os casais queiram estar sempre na presença um do outro.

Independente da forma, o amor não correspondido é o amor que nutrimos por alguém que não sente o mesmo por nós. Segundo os especialistas, esse tipo de sentimento pode causar muita dor porque envolve nossos desejos mais profundos e nem sempre é fácil superá-lo.

7 maneiras de superar um amor não correspondido para sempre

  1. Corte o contato por 30 dias. ...
  2. Prepare-se para passar pelos estágios da tristeza. ...
  3. Pare de “correr atrás dele” o tempo todo! ...
  4. Diga que você precisa de espaço. ...
  5. Reconheça o amor não correspondido pelo que é ...
  6. Lembre-se porque você é incrível. ...
  7. Converse com um profissional.

A expressão "amor avassalador" se refere àquele amor que domina, que leva à condição de submissão.