Qual o perigo da mordida de gato?

Perguntado por: nteles . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O que mordida de gato pode causar? Você corre dois riscos por não tratar a ferida. O mais comum é o local inflamar, infeccionar, inchar e piorar muito, podendo causar dor e até lesões mais graves. Em alguns casos, a pessoa chega a ter sinais sistêmicos, como febre, devido ao não tratamento da mordida de gato.

Todos devem dispor da vacina antirrábica. Além de dolorosos, os ferimentos causados por pets impõem um calvário de procedimentos. Depois do posto de saúde, a vítima deve procurar um hospital de referência para tomar o soro antirrábico.

Entretanto, saiba que eles podem agravar problemas de saúde gravíssimos! Se o pet não estiver devidamente vacinado, ele pode passar doenças como raiva e toxoplasmose aos seus tutores. Além disso, a saliva dos felinos contém um tipo de bactéria chamada Pasteurella multocida, que pode ser fatal para humanos.

O antibiótico de primeira escolha para mordeduras de cães e gatos é a amoxicilina-clavulanato. Alternativamente pode ser utilizada a associação de doxiciclina, sulfametoxazol-trimetoprim, penicilina oral, cefuroxime ou moxifloxacin e metronidazol ou clindamicina.

O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças.

Os pacientes deverão ser tratados com antibióticos específicos para mordidas de animais e acompanhados de perto pelo especialista, pois o risco de infecção é considerável. Um dos esquemas antibióticos que podem ser empregados é o emprego de Clavulin 875/125 mg por via oral de 12/12 horas por 1 semana.

Doenças transmitidas pelo gato: saiba quais são

  • Toxoplasmose. ...
  • Alergia respiratória. ...
  • Infecção por Bartonella Henselae. ...
  • Doenças transmitidas pelo gato comum: micose de pele. ...
  • Síndrome da larva migrans visceral. ...
  • Esporotricose.

Mas uma terceira merece atenção: a doença da mordida do gato. Causada pela bactéria Pasteurella multocida, encontrada na saliva de quase 90% dos felinos, a infecção precisa ser tratada com antibióticos. Em casos extremos, ela pode ser fatal.

Qual o tempo máximo que posso tomar a vacina contra raiva depois de ser mordido? De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina raiva deve ser administrada logo após o contato com o animal infectado.

Gato filhote mordendo: o que significa
Gato filhote mordendo de leve é um comportamento esperado quando o pet brinca com alguém. Afinal, essa é a maneira que ele tem de demonstrar que está gostando da brincadeira.

Esta vacina pode ser administrada antes e após a exposição, como vacinação primária ou como dose de reforço. preparam animais para exposição) e espeleólogos (profissionais que estudam as cavidades naturais como as cavernas). Outras pessoas (especialmente crianças) que vivem ou viajam para áreas de alto risco.

A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a Raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.

A Raiva Humana (Hidrofobia) tem cura, mas a pessoa deve procurar ajuda médica assim que é mordida por um animal infectado ou quando surgem os sintomas.

O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou animais enfermos.

O paciente apresenta mal-estar, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. Podem ocorrer hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.

A mordida do gato pode inflamar e até infeccionar, consequentemente trazendo outros sintomas como dor no local, vermelhidão, dor de cabeça, febre, calafrios e outros. O ideal, como dito acima, é limpar bem o local e procurar por ajuda profissional.

Mordidas humanas são dolorosas e normalmente causam marcas na pele com a forma dos dentes. As lesões causadas por luta deixam apenas um pequeno corte reto sobre o nó. O tendão lacerado de um dedo dificulta frequentemente seu movimento numa direção. As dentadas infectadas tornam-se muito dolorosas, vermelhas e inchadas.

O gato contrai a infecção ao comer carnes cruas, ratos ou pássaros contaminados. Outros animais se infectam alimentando-se de pastagens contaminadas pelas fezes. Contágio indireto: acontece devido à ingestão de carne com o agente transmissor.

Os gatos, assim como todos os outros animais domésticos, podem ser reservatórios de parasitas, fungos, bactérias e vírus, que podem ser transmitidos para as pessoas, principalmente quando entram em contato com as suas fezes, saliva, urina ou pelo, podendo levar ao desenvolvimento de doenças.