Qual o perigo da constipação intestinal?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

A obstipação intestinal pode oferecer risco para a saúde quando ela não recebe a devida atenção porque a compactação e o ressecamento das fezes podem causar hemorroidas, fissura e prolapso anal; além disso, contribuir para a doença diverticular, problema que pode causar rupturas na parede intestinal.

A constipação intestinal está entre as doenças funcionais do intestino mais comuns, onde cerca de 80% das pessoas sofrem com esse problema. Porém, o que muitas delas não sabem é que ficar mais de 3 dias sem ir ao banheiro não deve ser considerado normal, muito pelo contrário, deve ser investigado e tratado.

A constipação intestinal, ou prisão de ventre, é um problema que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela torna o funcionamento do intestino mais difícil, causando dificuldade de evacuar e é provocada por muitos hábitos não saudáveis que fazem parte do nosso dia a dia – por isso é tão comum.

Um dieta com fibra suficiente (20 a 35 grama por dia) ajuda o organismo a formar fezes macias e volumosas. Médico ou nutricionista podem ajudar a planejar uma dieta apropriada. Alimentos ricos em fibras incluem feijão, grãos integrais, cereais, frutas frescas e vegetais como aspargo, couve, repolho e cenoura.

O tratamento ideal para quando o cocô fica preso é indicado pelo médico coloproctologista. Em alguns casos, é necessário usar laxantes ou supositórios. Em situações extremas, pode ser necessário fazer lavagem intestinal ou a remoção manual das fezes!

36 horas

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Antes de mais nada, é preciso saber que alimentos ricos em fibras como ameixa, abóbora, aveia, chia, laranja e mamão contribuem para a formação do bolo fecal servindo como laxante.

Sedentarismo, diabetes, depressão, uso de analgésicos e narcóticos, doenças hormonais são mais algumas causas da constipação intestinal.

Desidratação causa constipação intestinal porque o corpo tenta conservar água no sangue através da absorção da água das fezes. As fezes com menos água são mais difíceis de passar.

Normalmente, a constipação intestinal causa inicialmente uma distensão assimétrica no lado direito do abdômen que só passa quando a evacuação ocorre¹. Outro sintoma de constipação intestinal é dor e pontada no tórax, um pouco mais raro, mas não incomum¹. Mas o principal alerta é a redução das idas ao banheiro.

Sinais e sintomas de obstipação
Náuseas e vómitos; Sensação de que a evacuação não é feita completamente.

Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. Além disso, o mamão contém uma substância chamada papaína, que estimula os movimentos intestinais, facilitando a expulsão das fezes e livrando você da constipação.

No geral, as opções de tratamento incluem:

  1. Mudanças na dieta. Ingerir fibras é um bom começo. ...
  2. Aumentar a atividade física. O exercício pode aliviar a constipação. ...
  3. Adesão de alimentos naturais com ação laxativa ou suplementos. ...
  4. Medicamentos prescritos. ...
  5. Terapia de biofeedback.