Qual o perigo da cisticercose?

Perguntado por: lzagalo7 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

A cisticercose pode causar diferentes sintomas a depender da localização do cisticerco. Quando afeta o sistema nervoso, pode provocar convulsões, dores de cabeça e até mesmo demência. Ao atingir os olhos, pode provocar alterações visuais e até cegueira.

A técnica imunoenzimática (ELISA) vem sendo descrita para a detecção de anticorpos específicos e antígenos de cisticerco circulantes em amostras de fluidos biológicos, incluindo soro, liquor ou urina.

Cólicas intestinais; Alterações no apetite; Mal estar geral; Indisposição; Fadiga fácil; Perda de peso; Sinais nervosos como insônia, irritabilidade e inquietação. Cefaleia; Convulsões; Hipertensão craniana; Deficiência visual; Loucura; Epilepsia.

Porém, a cisticercose humana ocorre quando qualquer ser humano, em qualquer idade, ingere acidentalmente ovos microscópicos de Taenia solium em água, alimentos contaminados, como frutas, verduras cruas e mal lavadas ou até mesmo mãos contaminadas de terra ou fezes, e assim como aconteceu com o porco, o homem também ...

A teníase ocorre devido a presença de T. solium adulta ou T. saginata e a cisticercose é derivada da fase larvária da T. solium, que pode ser letal.

Tipos de Infecção
Decorre da ingestão acidental dos ovos do parasito através de água ou alimentos contaminados. Ingestão de ovos por um indivíduo que já é portador de tênia. Geralmente por maus hábitos de higiene. Causada por movimentos antiperistálticos ou vômitos.

A Teníase tem cura e, normalmente, o tratamento é iniciado através do uso de remédios antiparasitários, como Niclosamida, Praziquantel e Albendazol. No entanto, esses remédios são capazes de eliminar apenas a versão adulta da tênia nas fezes e não os ovos.

A cisticercose humana inicia-se quando o indivíduo contaminado libera os ovos de Taenia solium nas fezes e, ele mesmo ou outros seres humanos, os ingerem acidentalmente, como nos casos de águas contaminadas ou manuseio de alimentos com a mãos não devidamente higienizadas após uma evacuação.

Quais os sintomas?

  • Neurocisticercose. Cisticercos localizados no cérebro: Dores de cabeça frequentes; Convulsões; Confusão mental.
  • Pode se localizar na musculatura ocasionando: Inchaço; Inflamação; Dificuldade nos movimentos.
  • Cisticercose ocular: Pode levar a cegueira.

A cisticercose, também conhecida como teníase, é uma infecção que afeta principalmente o cérebro, músculos e outros tecidos do corpo e é causada pela presença do parasita tênia no intestino delgado. também pode atingir seres humanos.

Os médicos diagnosticam teníase intestinal através da descoberta de segmentos ou ovos do verme em uma amostra de fezes e diagnosticam cisticercose identificando os cistos em outros locais do corpo ao fazer exames de imagem ou de sangue.

A Cisticercose é uma doença causada no hospedeiro intermediário (por exemplo, o suíno) pelas larvas da Taenia. Os suínos, bovinos e o próprio homem adquirem esta doença ao ingerir alimentos ou tomar água contaminados com ovos da Taenia.

Cisticercose é uma doença ocasionada pelas larvas da Taenia Solium, popularmente conhecida como solitária. É adquirida através da ingestão de alimentos e água contaminados com os ovos do verme. O único hospedeiro definitivo da Taenia é o ser humano.

Estes ovos podem ser liberados por meio de fezes de pessoas com Teníase, contaminando água, solo e alimentos que depois serão ingeridos pelo homem, animal suíno e bovino. >

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

A crença de que a cisticercose é transmitida pela carne de porco, além de equivocada, impede medidas mais amplas de prevenção da doença. O contágio da parasitose se dá da seguinte maneira: ao ingerir carne de porco mal cozida contaminada com cisticercos - a tênia na fase larval - o homem adquire a teníase.

Cisticercose é uma doença endêmica no homem ocasionada por alimentos contaminados de ovos de Taenia, o parasita acomete variados órgãos como coração, músculos, cérebro e olhos. Os olhos são o principal alvo em até 46% dos doentes, caracterizado por uma reação inflamatória importante, evoluindo com baixa de visão.

A prevenção da cisticercose inclui medidas básicas de higiene, como lavar sempre as mãos bem como as frutas e verduras antes do consumo. É importante também beber apenas água filtrada, fervida ou tratada, não utilizar fezes humanas como adubo e utilizar água de qualidade para irrigação de hortas.

Uma forma de perceber a presença do verme é a eliminação de pequenas partes dele nas fezes da criança, ou até mesmo nas roupas íntimas. O diagnóstico da teníase é feito pelo exame parasitológico de fezes e o tratamento com medicações anti-parasitárias específicas.