Qual o perfil que o professor deve ter em sala de aula?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

Esse profissional deve estar sempre atualizando seus conhecimentos, além de possuir habilidades para ensinar com diversos métodos. É importante que os docentes ajam sempre de acordo com as práticas pedagógicas, levando em consideração o interesse dos alunos e qual o melhor método para passar o conhecimento.

Uma das principais características dos bons professores é saber ouvir os seus alunos. Tanto para perguntas e dúvidas, mas também para as críticas construtivas que surgirem. Além disso, eles devem estar dispostos a lidar com discussões em sala de aula e entender as suas opiniões.

O professor deve trazer a comunidade para a sala de aula, buscando aproximar os conhecimentos comunitários dos conhecimentos acadêmicos. Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação.

O bom professor é aquele que não se preocupa em ser conteudista, mas que promove a circulação do conhecimento, que aguça a curiosidade, que proporciona a reflexão, abrindo espaço para o diálogo saudável, para a troca de informações, propondo que cada sujeito envolvido no processo deixe sua opinião – as informações que ...

Habilidades de um professor ou professora competente

  1. Pensamento crítico. É bom exercitar o seu pensamento crítico para que ele se torne natural em seu trabalho e acabe estimulando o raciocínio de estudantes através do seu exemplo. ...
  2. Liderança. ...
  3. Empatia. ...
  4. Criatividade. ...
  5. Comunicação. ...
  6. Uso da tecnologia. ...
  7. Mentalidade sistêmica.

4 AS CoMpEtênCIAS do pEdAGoGo
As cinco competências identificadas foram: conhe- cimento da área de atuação; ação didático-pedagógica; gestão de processos educativos; ação investigativa; exercício da cidadania.

Enfim, uma boa aula é aquela em que aluno e professor continuam pensando depois da aula, quando o aluno repete a aula para outras pessoas e quando aluno e professor saem com vontade de voltar. É também aquela que estimula a crítica e a troca de debates.

Independentemente da formação, o professor deve apresentar basicamente o seguinte perfil: amar a profissão, ser comunicativo, ter facilidade de se relacionar com o outro, ter equilíbrio emocional, ser criativo e empático. Quais os atributos de um bom professor?

O professor mediador tem que trabalhar na perspectiva da intencionalidade e reciprocidade. O que isso significa? A intenção do professor é o somatório do objetivo com todas as ações possíveis para que o ensino seja realmente de qualidade.

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

Para ser respeitado pelos alunos, o professor precisa mostrar a eles que é organizado, já que planeja as aulas com antecedência e investem em materiais complementares, além de estabelecer regras de conduta do ambiente escolar.

assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de ...

Nesse contexto, o professor tem como papel principal garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem através da arte de ensinar, pois ambos fazem parte de um mesmo processo.

Todavia, poucos conseguiam manter uma formação contínua. De acordo com os participantes, a mais importante competência pedagógica seria a habilidade de desenvolver a capacidade crítica dos alunos.

Atuar como mediador do conhecimento
O professor precisa entender que o conhecimento deve ser construído em métodos colaborativos, que coloquem os estudantes como agentes ativos do seu próprio aprendizado. Afinal, a prática pedagógica depende de todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

O pedagogo tem como função acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem, desde o planejamento das aulas até a execução das mesmas. Para isso, ele pode utilizar diversas ferramentas, como o registro de aulas, a observação direta do processo, como a análise de questionários e testes realizados pelos alunos.

Para estimular a criatividade, o professor pode planejar atividades que incentivam a imaginação, criação e reflexão. Pensar no uso de ambientes e projetos colaborativos pode facilitar essa tarefa. O professor precisa considerar que os recursos visuais também são importantes para a aprendizagem.

Uma boa didática passa pela aquisição de um método teórico geral visando à resolução de uma série de problemas concretos e práticos. E concentra-se naquilo que eles têm em comum e não na resolução específica de um entre eles.

Ser professor é compartilhar conhecimento, propagar informação, fazer o outro crescer, mostrar caminhos, dar as mãos, e para isso tudo é necessário criar vínculos, se aproximar e compreender o outro, o que exige amor!

É preciso adotar uma postura positiva em relação às mudanças paradigmáticas e assumir compromisso com a formação dos alunos e com o desenvolvimento de atividades que atendam às necessidades da realidade atual, inovando sempre o processo de ensino.