Qual o perfil ideal para um recrutador?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Ter objetividade. O recrutador precisa ser imparcial durante todas as etapas do processo seletivo. Parece algo evidente, mas o profissional de RH incumbido da seleção também possui opiniões pessoais e pode ter mais simpatia por determinado candidato que não necessariamente será o mais apto ao cargo.

Capacidade de resolver problemas
Não é à toa que a maioria dos processos seletivos hoje em dia envolvem testes: os recrutadores querem saber como você se sai resolvendo problemas. Isso incluí o seu raciocínio lógico, a sua criatividade e a sua experiência.

Confira 6 táticas de ouro para encantar recrutadores

  1. 1 – Saber trabalhar em equipe. ...
  2. 2 – Cuidado com a expressão corporal. ...
  3. 3 – Demonstrar interesse. ...
  4. 4 – Investir na sua história. ...
  5. 5 – Fazer perguntas. ...
  6. 6 – Fale de suas qualidades e dê exemplos.

O perfil profissional é a introdução do currículo. Ele constitui-se de um parágrafo ou lista resumindo as experiências e competências do candidato. O perfil profissional serve para causar uma boa impressão nos recrutadores, e convencê-los a continuar lendo. Por isso, deve ficar no topo do currículo.

Segundo um levantamento divulgado pela consultoria Robert Half, para 29% dos recrutadores entrevistados, o que mais chama a atenção é perceber que o candidato se encaixa na cultura da empresa, seguido das habilidades comportamentais (26%) e dos resultados atingidos em empresas anteriores (17%).

Os recrutadores estão atentos à função atual ou a mais recente. Com essa informação eles podem identificar quais são as competências do concorrente, e por isso, detalhar o papel que desempenhou, e os resultados alcançados para a empresa é indispensável.

Comparamos quanto que o candidato atribui de valor às suas conquistas e habilidades com a percepção de outras pessoas”. Como os recrutadores, geralmente, têm alguma experiência com o tipo de perfil, vaga, faixa etária ou expertise, é fácil saber o que é ou não relevante dentre as conquistas apresentadas.

Veja se o recrutador deixa a conversa morrer, ou seja ele continua fazendo várias perguntas sobre a sua experiência profissional no currículo e formação acadêmica. Se ele continua mantendo a conversa, isso é sinal de que ele está curtindo. É claro que isso é ótimo.

Um dos principais indícios de que o recrutador está interessado em te contratar é a demonstração de interesse na conversa de vocês. Se ele não demora para te responder, faz algumas perguntas além do esperado e tem interesse em ouvir o que você tem a falar são alguns sinais de que você está se saindo bem.

Envio de mensagens para recrutadores
O contato precisa ser assertivo e chamar a atenção logo nas primeiras frases. Saber o que escrever pode ser um diferencial, já que essas pessoas costumam ter uma rotina repleta de tarefas, além de receber outras tantas mensagens de quem se encontra na mesma situação que você.

E o que as empresas buscam? A maioria das empresas buscam profissionais que geram resultados e que sejam inovadores, que pensem em otimizar a qualidade e agilidade das atividades assim como capacidade de liderança e, principalmente, o trabalho em equipe.

Habilidades são características de um indivíduo hábil. Ou, em outras palavras, são aptidões. Quando alguém é capaz de realizar uma tarefa bem feita, dizemos que essa pessoa é habilidosa. Esse adjetivo, por sua vez, remete a outras qualidades, como inteligência, agilidade e destreza.

Exemplo: “Reconhecido ao longo da carreira pelo profissionalismo, rápido aprendizado e pelos resultados obtidos” “Capacidade de cumprir prazos” “Excelentes capacidades de análise, escrita, raciocínio e de tecnologia da informação”

Algumas pessoas gostam de colocar “Dr.” ou “Sra” na saudação, não há nada de mal nisso, mas como você não sabe como a pessoa gosta de ser tratada, o “Olá” ou “Prezado” são menos arriscados. Se você não sabe o nome do recrutador, diga apenas “Olá,”.

Perguntas que um executivo deve fazer ao recrutador em uma entrevista de emprego

  1. 1 - “Como é o dia a dia na empresa?” ...
  2. 2 - “Quais são as possibilidades de treinamento e aperfeiçoamento profissional?” ...
  3. 3 - “Qual seria minha equipe de trabalho?” ...
  4. 4 - “O que você espera da pessoa que irá preencher a vaga?”

Inclua as experiências profissionais, começando da experiência mais recente (de trás para frente). Segundo Kubric, “essa é uma regrinha básica, mas que nem todos seguem. A experiência mais recente deve vir antes da antiga e deve ocupar mais espaço em seu currículo. O mesmo vale para a formação”.

3 dicas de como responder a questão “Por que eu devo te contratar

  1. Conheça suas competências para se destacar na entrevista.
  2. Entenda o problema à ser resolvido com a sua contratação.
  3. Una suas competências aos desafios da vaga para entender sua oportunidade de destaque.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

Exemplos de respostas sobre por que mereço essa vaga
Com a minha experiência na área acredito que posso evoluir como profissional em conjunto com a X (nome da empresa. Além da formação em X, sou criativo e posso contribuir com as minhas vivências para a empresa crescer ainda mais no mercado”.

O objetivo profissional representa as metas que um indivíduo define para a sua carreira. É a partir dele que se determina o que pretende fazer profissionalmente, onde deseja atuar, qual cargo ocupar, entre outras informações que aparecem também no currículo utilizado em busca de vagas de emprego.

Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.