Qual o perfil dos jovens?

Perguntado por: ccardoso . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Os maiores interesses dos jovens estão relacionados à Comunicação e Marketing (sobretudo como criar conteúdo digital e como elaborar um plano de negócio) e ao Desenvolvimento Pessoal (administrar finanças pessoais, lidar com a saúde mental, ativar a criatividade).

50% dos jovens se consideram mais “rolezeiros”, ou seja, preferem exercer atividades fora de casa. Somados com os 38%, que consideram gostar igualmente de ficar em casa e de sair, o total é de 88% de jovens que pautam as suas relações diárias em atividades externas. Apenas 11% preferem passar o seu tempo em casa.

Hoje, 20% da população brasileira têm entre 15 e 24 anos, são jovens que se espalham em bandos ou caminham solitários, moças e rapazes que temem a violência, o desemprego, mas admitem que a melhor coisa de ser jovem é simplesmente não ter preocupação com nada.

A primeira são os jovens que dedicam a vida voltada somente para os estudos e procuram se ingressar em uma Universidade ou ser aprovado nos concursos públicos. O segundo são jovens que estudam, porém estão ingressados no mercado de trabalho, e mesmo assim buscam adentrar ao ensino superior.

Na segunda edição de 2022, mais de 30 jovens participantes puderam aprender um pouco sobre a prática do jornalismo. O projeto “Redação Aberta” é desenvolvido pelo Núcleo Editorial da faculdade e teve a primeira edição realizada em 2021. A última edição contou com o tema 'Ser jovem em 2022'.

Quem faz o Ensino Médio no Brasil? A maioria dos jovens com idade para isso. Cerca de 89,2% da população de 15 a 17 anos frequenta a escola. Em 2020, segundo o Censo Escolar, foram realizadas 7,55 milhões de matrículas no Ensino Médio, um ligeiro avanço (1,1%) em relação a 2019.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no último mês, serve de alerta para pais e responsáveis por adolescentes e pré-adolescentes. Conforme o documento, a depressão é a doença que mais afeta, em todo o mundo, jovens na faixa etária de 10 a 19 anos.

Sobre seus sonhos pessoais, 55% citaram formação profissional e emprego (profissão dos sonhos, emprego ou educação/estudo), 15% querem uma casa própria, 9% desejam dinheiro, 6% querem ter uma família e 3% citaram bens de consumo como carros, motos e eletrodomésticos.

Falta de amigos ou isolamento social. Os adolescentes desejam ser aceitos e integrados aos grupos. No entanto, muitos jovens têm dificuldades para construir amizades e ficam isolados na maior parte do tempo.

Ser jovem é ser forte, é conseguir enxergar o mundo por todos os ângulos, é ter sonhos e querer realizá-los, é ser ousado mesmo sentindo medo, é ter a arte de reinventar quando necessário, é ser estratégico, é estar imerso em um contexto de grandes desafios e complexidades.

O jovem é caracterizado pela sua audácia e curiosidade em ter experiências às quais nunca experimentou. Hoje, eles são o futuro da sociedade e as bases e os valores que carregarão definirá que tipos de pessoas serão quando crescerem. Contudo, precisarão enfrentar todos os obstáculos e tentações que a vida lhes atribui.

A baixa autoestima é responsável por desencadear diversos problemas durante a adolescência, tais como: compulsões, fobias, crises de ansiedade e depressão. Se não tratado de forma adequada, o problema pode acarretar consequências sérias quando o indivíduo entra na fase adulta.

Carinho e participação. Alguns jovens sentem a necessidade de expressar seus sentimentos em relação a outras pessoas. Eles são abertos e não evitam expressar seus pensamentos e preocupações. Gostam de reuniões familiares e sempre tentam envolver os amigos.

Confira algumas histórias muito legais e aproveite a inspiração!

  • Malala Yousafzai. Imagem oficial do site Malala Fund. ...
  • Brittany Wenger. Imagem da página oficial do Google Science Fair. ...
  • Dylan Mahalingam. Imagem oficial do site Dylan Mahalingam. ...
  • Iqbal Masih. ...
  • Severn Cullis-Suzuki. ...
  • Louis Braille. ...
  • Rene Silva.

A juventude (do termo latino juventute), também conhecida como idade moça, mocidade, adolescência e juventa, é entendida como sendo a forma imatura de um ser vivo, sendo o período antes da maturidade sexual.

Os adolescentes de hoje não são como os de antigamente. Segundo um novo estudo publicado no periódico científico Child Development, atualmente, os jovens demoram mais para se engajar em atividades consideradas adultas, como dirigir, trabalhar, beber e ter relações sexuais, em comparação com aqueles de 40 anos atrás.

O que podemos fazer hoje para os jovens do futuro? Considerando que essa parcela da população é quem vai assumir a força de trabalho e atuar em áreas como saúde, educação, economia e outras, prezar pelo amanhã delas é uma maneira de impactar positivamente também no nosso futuro.