Qual o perfil do paciente no Centro Cirúrgico?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Conclusão: o perfil dos pacientes cirúrgicos é similar ao descrito na literatura, com predominância de jovens do sexo masculino, hospitalizados devido a lesões por causas externas e não se altera em função da procedência do paciente.

Compete ao Centro Cirúrgico possibilitar a realização dos procedimentos anestésicos e cirúrgicos nas melhores condições de segurança e conforto para o paciente. As equipes médica e de enfermagem, e demais profissionais, prestam atenção integral ao paciente no ato do pré, trans e pós-operatório imediato.

Para assegurar que todos os pacientes sejam corretamente identificados, é necessário usar pelo menos dois identificadores (nome completo e número do prontuário do paciente) em pulseira branca padronizada, colocada em um membro do paciente para que seja conferido antes do cuidado.

O centro cirúrgico se divide em três setores: Centro cirúrgico ( CC) propriamente dito; Sala de recuperação pós-anestésica (SRPA); Central de material de esterilização (CME).

Como profissional, ter sensibilidade às necessidades de saúde da população, e criatividade, com visão epidemiológica, capacidade para intervir no processo saúde-doença, priorizando a dimensão biopsicossocial e espiritual, estando comprometido com as diretrizes das políticas públicas como educador e promotor da saúde, ...

O paciente cirúrgico é a pessoa que irá ser submetida a uma cirurgia. Esse paciente não é apenas uma incisão cirúrgica, mas, sim, uma pessoa que deve estar idealmente na melhor forma física e mental possível.

1- Estar ciente das cirurgias marcadas para serem realizadas na SO pela qual é responsável. 2- Prover a SO com materiais, equipamentos e instrumental cirúrgico adequado para cada cirurgia. 3- Verificar a limpeza das paredes e pisos da SO. Verificar se há sujidade em equipamentos expostos e superfícies.

Em relação aos desafios de atuarem no CC, os de maior relevância foram: falta de funcionários, exigências (agilidade e qualidade), conflitos entre profissionais, falta de materiais ou equipamentos, grau de complexidade dos pacientes (Tabela 3).

No momento da intervenção cirúrgica, o profissional de enfermagem tem a função de oferecer ajuda ao cirurgião com os instrumentais utilizados. Ainda, é sua responsabilidade recolher biópsias que serão posteriormente analisadas e esterilizar as indumentárias de toda a equipe de cirurgia.

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

5 - As atividades da Unidade de Cirurgia, RPA & CME são desenvolvidas por uma equipe composta por Cirurgiões, Anestesiologistas, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Técnico administrativo, Acadêmicos-Internos, Residentes e Serviço de Higienização.

Meta 4: Cirurgia Segura
O conceito de cirurgia segura envolve a adoção de medidas para redução do risco de eventos adversos que podem acontecer antes, durante e depois. A equipe deve fazer o checklist (lista de checagem) de cirurgia segura, garantindo que o procedimento seja realizado conforme o planejado.

O objetivo é garantir que o procedimento seja realizado conforme planejado, atendendo aos “5 Certos”: paciente, procedimento, lateralidade (demarcação do lado e membro a ser operado), posicionamento e equipamentos.

O técnico de Enfermagem, sob supervisão do enfermeiro, tem a função de verificar o funcionamento dos equipamentos que serão usados durante a cirurgia. Desse modo, ele deve conhecer bem a instrumentação cirúrgica e as máquinas, avisando a equipe caso algo não esteja funcionando de modo correto.

RESOLUÇÃO-RDC Nº 50, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

O que colocar no perfil profissional?

  1. Quantos anos de experiência laboral na área você tem;
  2. Qual a sua formação acadêmica;
  3. Habilidades e qualificações relevantes para a vaga;
  4. O nome da vaga para a qual você está concorrendo;
  5. Como você pode ajudar a empresa ou instituição.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

O perfil profissional é entendido como um breve resumo sobre as experiências de carreiras e as principais competências do candidato. Você deve colocá-lo no início do currículo, destacando brevemente seu histórico profissional e as habilidades que você adquiriu com essas experiências.