Qual o perfil de uma pessoa fofoqueira?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Pessoas fofoqueiras são desesperadas e imaturas. Precisam ver um drama, amam conflitos e são extremamente inseguros, sentindo a necessidade de falar e espalhar falsas acusações e histórias sobre os outros, a fim de se sentir superiores.

Atente-se para os comentários sarcásticos. Preste atenção em como a pessoa suspeita se comporta cara a cara. Quem fala pelas costas, geralmente, fica irritado ou desconcertado quando está de frente para a vítima. Eles podem acabar expressando esses sentimentos por meio de alfinetadas e elogios sarcásticos.

Segundo os autores “a fofoca é a maneira de obter informações sobre os outros que pode orientar sobre como a pessoa pode conduzir sua própria vida ou garantir maior autoestima por meio de comparação com os demais” (Gouveia e colaboradores, 2011, p.

Diga algo educado, mas direto, como: “Ei. Eu quero que você saiba que eu não estou gostando nada das coisas que você está dizendo sobre mim. Mantenha seus pensamentos para si mesmo, seu idiota.” Então, saia andando - esta pessoa não merece seu tempo. Ignore quaisquer insultos que ouvir enquanto vai embora.

Como acabar com a fofoca no ambiente de trabalho

  1. Não ouvir. Controle a curiosidade em ouvir a mais recente fofoca que começa a circular no escritório. ...
  2. Não revele. Optou por ouvir o fofoqueiro?. ...
  3. Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca. ...
  4. Não se omita. ...
  5. Não se comprometa.

Pessoas fofoqueiras são desesperadas e imaturas. Precisam ver um drama, amam conflitos e são extremamente inseguros, sentindo a necessidade de falar e espalhar falsas acusações e histórias sobre os outros, a fim de se sentir superiores.

Mantenha a calma e abstenha-se de represálias. Usar seus próprios rumores para desacreditar fofocas sobre você não é uma solução eficaz. Isso só dará mais atenção à fofoca e fará com que as pessoas falem mais sobre você. Lide com as fofocas de cabeça erguida, especialmente com aqueles falsas ou prejudiciais.

Mas, por que as pessoas falam de outras? De acordo com os psicólogos, o motivo principal é para que elas se sintam melhor com as suas próprias inseguranças. Geralmente procuram defeitos e falhas dos outros para comentar, em uma tentativa de disfarçar, tirar o foco ou até parar de pensar nos seus próprios defeitos.

Talvez o fofoqueiro sinta inveja da sua aparência, dos seus talentos ou da sua popularidade, usando palavras maldosas como uma forma de magoá-lo. Identifique a baixa autoestima. Outra característica muito comum nos fofoqueiros é a baixa autoestima — eles podem falar mal de alguém para se sentirem melhor consigo mesmos.

Tipos de fofoca
Fofoca puxa-saco: História inventada na intenção de agradar e satisfazer o chefe e os níveis hierárquicos mais elevados da empresa. É usada com a finalidade de “limpar a barra” ou dar popularidade ao fofoqueiro. Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista.

Devastadora, a fofoca tem um poder tão grande no ambiente de trabalho que até mesmo um olhar diferente ou frase mal colocada e fora de contexto pode acabar gerando conflitos desnecessários e de proporções gigantescas.

O fofoqueiro é como sapo: tem língua comprida, olho grande e vive na lama.

Significado de Fofoqueiro
substantivo masculino Quem faz fofocas, mexericos; mexeriqueiro.

1 fuxiqueiro, intrigante. 2 mexeriqueiro, vulgar.

Dicas para lidar com parentes que falam mal de todo mundo

  1. Coloque limites. Por mais que você goste do seu familiar que fala mal de todo mundo, estabeleça uma relação restrita e cautelosa a respeito das coisas que você conta da sua vida. ...
  2. Não leve para o lado pessoal. ...
  3. Tenha Inteligência Emocional.

É preciso atentar-se para que que a mentira não se torne algo prejudicial em algum momento.
...
8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

Se alguém está falando por trás de você, fique muito feliz, pois é certeza que você está à frente dela. Tenha em mente que as pessoas que falam dos outros para você, vão falar de você para os outros. Criticar o próximo é fácil, difícil é melhorar a si mesmo.

Por isso, falar mal dos outros acaba mostrando muito a respeito de como uma pessoa se vê. Atrás da crítica há insegurança e baixa autoestima. Uma pessoa que é satisfeita consigo mesma sempre mantém uma relação positiva e saudável com as que estão no seu círculo de convívio.

Só que a fofoca evidencia justamente as fraquezas de quem conta. Falar mal do outro é uma forma de projeção, um mecanismo de defesa onde atribuímos ao outro aqueles sentimentos ou comportamentos indesejáveis que não aceitamos - ou desconhecemos- em nós.

Reconheça que as pessoas falam mentiras e inventam boatos porque desejam ter um certo poder sobre a pessoa cuja reputação está sendo minada. Entenda que a inveja, a solidão, a insegurança e até mesmo o tédio podem motivar uma pessoa a denegrir sua imagem.