Qual o perfil de um diácono?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Conforme o Novo Testamento, a função do diácono é, principalmente, ser um servo. A igreja precisa de diáconos para proverem suporte logístico e material, de modo que os presbíteros possam focar na Palavra de Deus e na oração.

O diaconado permanente situa-se no contexto da vida e da ação pastoral da Igreja, e tem a sua origem na consagração e na missão de Cristo, nas quais o ... O papel do Diácono na Igreja é ser sinal de Cristo-Servo, animador da “ diaconia ” da Igreja, da vocação ao serviço de cada comunidade e de cada cristão.

Os diáconos estão encarregados de executar o "serviço do ministério de Deus", deixando de ser um simples leigo e passando a pertencer ao grupo do clero. A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa "atendente" ou "servente".

O Diácono é responsável por cuidar da liturgia e estar em comunhão com tudo o que acontece na paróquia e participar diretamente do CMPP e outras pastorais. Porém, não pode, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar e nem administrar a unção dos enfermos.

E sim! Homens casados, a partir dos 35 anos de idade, também podem ser diáconos permanentes, e segundo o documento “Diretrizes para o Diaconato Permanente da Igreja no Brasil – Formação, Vida e Ministério”, estes precisam cumprir quatro requisitos: pessoais, eclesiais, familiares e comunitários.

Ele deve ser “um homem de uma única mulher”. Isso é, não deve haver qualquer outra mulher em sua vida com a qual ele se relacione em intimidade, seja emocionalmente, seja fisicamente. Governe bem seus filhos e a própria casa (v. 12): Um diácono deve ser o líder espiritual de sua esposa e filhos.

Na igreja local, o Diaconato tem uma série de funções a cumprir: É o primeiro a chegar à igreja para preparar todos os detalhes do culto que está por começar. Visitar hospitais e outros ambientes onde se pode evangelizar pelo amor, carinho e, sobretudo, pela oração em favor dos que sofrem.

12 Os diáconos sejam maridos de uma mulher, e governem bem seus filhos e sua própria casa. 13 Porque os que servirem bem, aadquirirão para si um bom grau, e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

dia 10 de agosto

No dia 10 de agosto a Igreja comemora o 'dia do diácono', na festa de São Lourenço, diácono e mártir, que é o patrono dos diáconos.

Em síntese: São Paulo e antigos documentos da Igreja referem-se a diaconisas. Eram mulheres de conduta irrepreensível chamadas a participar dos serviços que a Igreja prestava a pessoas do sexo feminino, principalmente por ocasião do Batismo (ministrado por imersão).

– O Diácono recebe salário ou remuneração mensal? Não recebe. Todo o seu trabalho é doação à Igreja, o que não impede que seja ressarcido das despesas que venha a ter no exercício do ministério.

Santo Estêvão

Nos Atos dos Apóstolos, o nome de Santo Estêvão aparece pela primeira vez na ocasião da nomeação dos primeiros diáconos escolhidos pelos Apóstolos para proporcionarem o conforto material aos membros mais pobres da Igreja. Dos sete diáconos escolhidos, Santo Estêvão é o primeiro mencionado e o mais conhecido.

Dependendo da igreja evangélica, as pessoas com essas funções podem ser chamadas de pastores, presbíteros, anciãos, professores, bispos, apóstolos, líderes de louvor... A liderança de uma igreja é uma grande responsabilidade.

Existem dois tipos de diáconos: o transitório, que recebe o sacramento de primeiro grau para depois ser consagrado padre; e o permanente, que não tem a intenção de ascender a padre e por essa razão pode ser casado.

As normas da Igreja fazem algumas exigências: a formação deve durar pelo menos três anos (no mínimo mil horas) e deve conter obrigatoriamente Teologia Bíblica, Dogmática, Litúrgica e Pastoral; o candidato deve estar casado há no mínimo cinco anos; idade mínima de 35 anos.

A celebração está prevista para as 19h30 e, sob a imposição de mãos do nosso Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv., os então seminaristas, serão ordenados diáconos transitórios, para em aproximadamente seis meses, serem ordenados para o ministério do sacerdócio.

diaconisa

A esposa de um diácono, às vezes chamada de diaconisa, tem um conjunto exclusivo de responsabilidades. Além dos deveres referentes a igreja, ela exerce outras funções para estabelecer seu papel tanto na igreja quanto na comunidade.

O bispo pede a sua autorização para ordenar seu marido. A vocação do diácono permanente é uma vocação familiar e não pessoal, a esposa é um esteio para o bom desempenho da vida diaconal. Diácono significa “servo”. Uma mulher chamada Febe era diaconisa (traduzido como “serva”) de uma igreja – Romanos 16:1.

Contudo, o Espírito não requer que todo diácono seja casado. Compaixão, paciência e discernimento são dons que Deus dá também a alguns homens solteiros em sua igreja. Segundo, o que já foi dito se aplica também àqueles diáconos que são casados, mas a quem Deus não deu filhos.