Qual o perfil comportamental mais comum?

Perguntado por: uguimaraes8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Através dos dados coletados pela Solides, o perfil comportamental predominante dentro da população do Brasil, é o Comunicador. Dentro dessas quase 300 mil pessoas que realizaram o mapeamento do Profiler, cerca de 32,5%, tem esse perfil como predominante.

Quais são os 4 tipos de perfis comportamentais?

  • Comunicador;
  • Executor;
  • Analista;
  • Planejador.

Quais são os tipos de perfis comportamentais? Existem quatro perfis comportamentais: comunicador, executor, planejador e analista. No mapeamento comportamental existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um dos perfis.

Segundo a especialista no assunto Milie Haji, consultora da Cia de Talentos, as empresas procuram profissionais que mostrem protagonismo, flexibilidade e pró-atividade. “Esse perfil profissional é chave para qualquer organização em qualquer nível de atuação”, afirma ela.

O que é Triple A (AAA)
Um ativo AAA tem alto nível de credibilidade, pois a empresa ou organização emissora é uma boa pagadora, ela tem facilidade para cumprir com suas obrigações financeiras. Por isso, o risco de default é mínimo.

O estilo de personalidade dominante tende a ser direto e decisivo. Indivíduos com este perfil preferem liderar do que seguir e tendem a posições de liderança e gestão. Possuem autoconfiança, são tomadores de riscos e solucionadores de problemas, permitindo que outros olhem para eles para decisões e direção.

DISC e as quatro lideranças
A personalidade de estilo C é confiável, sensata e comprometida. Ela é adequada para liderar equipes em situações em que é necessário manter a ordem e tomar decisões baseadas em dados objetivos. Os líderes com personalidade de estilo C são típicos do estilo gerencial.

O perfil executor é um tipo comportamental bastante racional. São pessoas extremamente autoconfiantes e que têm a busca por resultados como sua principal característica. Por isso, são muito práticos e executores de tarefas. Essa determinação faz com que muitos executores exerçam cargos de liderança.

O profissional atual precisa compreender e gerenciar os seus próprios sentimentos, e isso implica em praticar a inteligência emocional, uma capacidade perfeitamente desenvolvível. Ela tem o poder de potencializar a sabedoria das intuições, além de compreender de onde vem as emoções e quais são suas energias.

Uma das formas mais simples de compreender seu perfil é fazer uma análise pessoal. Comece, por exemplo, perguntando-se o porquê de ter escolhido seguir a sua profissão. Identifique suas motivações, as atividades que mais lhe dão prazer e de que maneira você pode aprimorar suas habilidades e competências.

Nesse contexto, confira quais são os 4 tipos de perfil comportamental existentes.

  1. Comunicador. É a pessoa comunicativa, que tem grande poder de persuasão e carisma. ...
  2. Executor. Sabe aquela pessoa que chega em um ambiente e o domina? ...
  3. Analista. Tem como características ser detalhista, meticuloso e preocupado. ...
  4. Planejador.

Para cada frase você terá a possibilidade de marcar uma resposta que pode variar do número "1" ao "7", sendo possível marcar qualquer um dos valores (1 ou 2 ou 3 ou 4 ou 5 ou 6 ou 7). Se você acredita que a frase não o(a) descreve adequadamente, ou seja, absolutamente não tem nada a ver com você, escolha a opção "1".

Teste DISC
Esse é um dos mais famosos testes de perfis comportamentais aplicáveis em empresas. Ele existe desde 1920 e é capaz de medir 4 fatores ao mesmo tempo. São eles: Dominância (capacidade de liderança e foco em resultados);

Em primeiro lugar, não se pode mudar de perfil, a pessoa já nasce com um determinado perfil comportamental. Ao longo da vida pode ocorrer uma atenuação ou acentuação na intensidade do seu perfil, mas não muda para outro perfil.