Qual o percentual de lucro para uma empresa ser viável?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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No geral, estima-se que o lucro deve ser de 30% a 20% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas. No entanto, é preciso ter em mente que até mesmo empresas de um mesmo ramo possuem margem de lucro diferentes.

Qual a margem de lucro permitida por lei? Na área comercial é permitida uma margem com variação de 15% a 20%, já na Indústria, a porcentagem ideal é entre 8% a 12%. No caso dos serviços entre 20% a 30%.

A porcentagem de lucro ideal para cada empresa depende de uma série de fatores, entre eles o tipo de atuação. Especialistas afirmam que para as empresas de serviços o ideal é trabalhar com uma margem a partir de 20%, bem superior aos 8% da indústria, que possui algumas variáveis mais específicas.

Por exemplo: imagine que as suas vendas de 2017 vão totalizar um valor de R$ 100 mil, logo, um crescimento de 20%. O ideal é estimar que, em 2018, sua empresa terá uma receita de até R$ 150 mil, o que representaria uma alta de 50%.

5 dicas para saber se vale mesmo a pena investir em um negócio

  1. Analise o mercado antes de investir em um negócio.
  2. Observe sua área de atuação.
  3. Considere a concorrência.
  4. Tenha em mente sua personalidade.
  5. Saiba de quanto será o investimento.

5 sinais de que a sua empresa está saudável financeiramente

  1. Capital de giro disponível. ...
  2. Boa lucratividade. ...
  3. Alto ticket Médio. ...
  4. Empenho no cumprimento de metas. ...
  5. Investimento na satisfação do cliente.

É um dos principais indicadores econômicos da empresa, ligado diretamente com a competitividade do negócio. A média para empresas de pequeno e médio porte é uma lucratividade de 5% a 10%.

Índice de lucratividade = 20% ao ano
Isso significa que, no ano estudado, a cada R$ 100,00 de venda a empresa lucrou R$ 20,00. Trata-se de um número importante para saber como está a eficiência de sua empresa em relação à concorrência.

1 – Estes "100% de lucro" que você ganha sobre o produto são a Taxa de Marcação (ou markup). Ou seja, quanto você está colocando acima do seu custo do produto / serviço para gerar lucro, pagar impostos, comissões e pagar as contas fixas (os detalhes deste assunto são tema para outro artigo).

O limite permitido para a margem de lucro é de 20%.
E um percentual acima deste seria considerado abusivo pelo PROCON. Na prática, essa porcentagem serve para deixar claro que não é permitido que uma empresa tenha uma lucratividade excessiva em cima do consumidor.

Um número dito com ideal pelos especialistas gira em torno de 30% do valor total do faturamento da empresa, ou seja, pelo bem da sua empresa a soma de seus custos não deve ultrapassar esse percentual.

O valor da empresa é calculado por meio do valor das ações multiplicado por sua quantidade, mais o valor das dívidas e subtraindo as disponibilidades - caixa e equivalentes de caixa - da empresa. Já o EBITDA é o Lucro Líquido mais Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

Para saber qual o lucro bruto do seu negócio, basta subtrair as despesas do ganho total. Na fórmula: lucro bruto = receita total – custos. Por exemplo, se o seu serviço custou R$ 400,00 e os gastos diretos para realizá-lo R$ 240, o seu lucro bruto foi de R$ 160,00.

A divisão dos lucros normalmente é proporcional à parcela de cotas de cada sócio na constituição do capital social, discriminada no contrato social. Por exemplo, se uma empresa foi constituída com R$ 50 mil de capital social e um sócio investiu R$ 30 mil, ele vai receber 60% do lucro.

No momento em que a empresa atinge o ponto de equilíbrio, ela conseguiu pagar todos os custos. O ponto de equilíbrio é o ponto “zero”, do equilíbrio entre as receitas e despesas. A partir daí, a empresa passa a ter lucro.

Para se fazer esse cálculo basta utilizar a seguinte fórmula: CR= [(Receita deste ano – receita do ano passado) / (Receita do ano passado)] x 100. Este indicador mostra o quanto os clientes gastam, em média, com seus produtos e serviços, ou seja, é o valor médio de vendas.

O segredo de como fazer sua empresa crescer com qualidade consiste em uma junção de planejamento, visão estratégica, uso das ferramentas adequadas e conhecimento profundo sobre as necessidades de seus clientes. No entanto, a gestão financeira não pode ser negligenciada.

Para o MEI (Microempreendedor Individual) – faturamento de até R$ 81 mil / ano nas atividades permitidas – o custo mensal é fixo, não dependendo do tipo de atividade (R$61,60 para Comércio ou Indústria, R$65,60 para Prestação de Serviços e R$66,60 para Comércio e Serviços).