Qual o pensamento do idealizador da teoria do valor trabalho?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

A teoria do valor trabalho explica a origem do valor agregado às mercadorias, através do trabalho pago e trabalho não pago, a mais-valia, culminando com a transformação do valor em preço de produção, processo concernente à distribuição desigual do lucro, provocado pela concorrência capitalista.

1.3: O Papel da Teoria do Valor em Smith
Esta teoria nos diz que o valor das mercadorias equivale à quantidade de trabalho que esta possa comprar ou comandar. O valor determina o preço natural de cada mercadoria e seu preço real.

Ricardo é autor da conhecida “Teoria das Vantagens Comparativas” que demonstra serem vantajosas as trocas internacionais mesmo numa situação em que determinado país tivesse maior produtividade que o outro na produção de todas as mercadorias.

Karl Marx, em sua teoria, elaborou uma análise científica do capitalismo, estabelecendo também a forma pela qual ele seria superado. Marx defendia que a história da humanidade era baseada na luta de classes, isto é, na luta de uma classe explorada contra uma classe de exploradores.

Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.

Economista inglês nascido em Londres, criador da teoria da lei de ferro dos salários. Terceiro filho de um judeu holandês que fez fortuna na bolsa de valores, trabalhou com o pai desde os 14 anos, demonstrando grande aptidão para o comércio.

O pensamento liberal foi defendido por Adam Smith, considerado como o pai do liberalismo e fundador da escola clássica. Da mesma forma os filósofos e economistas ingleses Thomas Robert Malthus e David Ricardo expandiram as ideias do liberalismo econômico.

Ele defendia a propriedade privada, a não intervenção do Estado na economia e a liberdade contratual entre patrões e empregados. Assim, o papel do Estado deveria ser apenas de manter a segurança pública e a ordem e garantir o direito de propriedade privada e as liberdades individuais das pessoas.

Em sua teoria, a liberdade e a propriedade privada são os elementos principais. Cada indivíduo deve ser livre para decidir todos os aspectos relacionados à sua própria vida e seus interesses, principalmente quando o assunto for as relações de trabalho e o uso do seu capital.

Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado.

Principais ideias de sua teoria econômica:
- Seu principal foco de análise e estudo foi a Economia Mundial. Fez também importantes estudos no tocante a Teoria do Valor-Trabalho. - Fez importantes contribuições para as teorias do aluguel, lucros e salários. - Desenvolveu e propôs a Lei dos Rendimentos Decrescentes.

A teoria do valor trabalho explica a origem do valor agregado às mercadorias, através do trabalho pago e trabalho não pago, a mais-valia, culminando com a transformação do valor em preço de produção, processo concernente à distribuição desigual do lucro, provocado pela concorrência capitalista.

David Ricardo aprimorou tal teoria, ao estender a possibilidade de ganhos de comércio para países que não possuem vantagens absolutas em relação a outros. Para ele, não é o princípio da vantagem absoluta a determinar a direção e a possibilidade de se beneficiar do comércio, mas a vantagem comparativa.

As principais ideias de karl Marx, suas ideias mais notáveis, são: a transição gradual para o comunismo, a ditadura do proletariado, o materialismo histórico e materialismo dialético, o socialismo científico, o modo de produção, a mais-valia, a luta de classes, a teoria marxista da ideologia e da alienação e o ...

1. "A história se repete, a primeira vez como tragédia, e a segunda como farsa." Essa é talvez a frase mais famosa de Marx. Nela, o que está posto é uma reflexão sobre a importância de se conhecer os acontecimentos passados a fim de transformar o presente e o futuro, evitando reproduzir os erros já cometidos.

Marx determina que o valor de uso de uma mercadoria é determinado de acordo com os custos da matéria-prima utilizada na produção de um produto e o valor agregado pelo trabalho utilizado em sua transformação. A produção que excede o necessário para o pagamento do salário e que é recolhida pelo capitalista.

Max Weber foi um sociólogo, jurista e economista alemão. O pensador é considerado um dos clássicos da sociologia por ter fundado um método de análise sociológica de extrema importância para o desenvolvimento da sociologia enquanto ciência autônoma e bem fundamentada.

Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.

Karl Marx

O que é valor trabalho? Valor trabalho é uma teoria, frequentemente atribuída a Karl Marx, a qual afirma que o valor dos produtos é baseado na quantidade de trabalho socialmente necessário.