Qual o peixe que tem um verme?

Perguntado por: obarbosa9 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

"Os peixes que são mais hospedeiros desse verme são os tucunarés, os traíras, corvinas, esses que moram em rios ou viveiros, onde são condições favoráveis ao desenvolvimento desse parasito. Nesses locais há presença de caramujos e visita de aves que se alimentam de peixes", explica ele.

Sintomas mais comuns de parasitas em peixes
Os sintomas podem variar de feridas, vermelhidão e pontos brancos pelo corpo (como é o caso do íctio), a natação agitada e coceira (quando o peixe se esfrega nas pedras. Esse sintoma também é comumente observado nos casos de íctio).

Mas apesar do peixe ser um alimento rico em vitaminas, quando ingerido cru pode trazer problemas. Se estiver contaminado, pode causar difilobotríase, gerada pelo verme Diphyllobothruim. A doença é, na maioria das vezes, assintomática, podendo o verme permanecer no organismo humano por mais de dez anos.

O “verme do olho do peixe” é muito comum em peixes de água doce de várias regiões do país. Alguns exemplos são os tucunarés, matrinxãs, traíras, corvinas, carás e jacundás. Aliás todos sabem, são seres vivos e estão passíveis de serem afetados por parasitoses e terem a saúde afetada.

O verme adulto é encontrado no esôfago, no pró-ventrículo e no intestino de aves aquáticas piscívoras.

A tênia do peixe é um problema adquirido pelo consumo de peixe cru ou mal cozido contaminado por uma espécie de platelminto do gênero Diphyllobothrium. A doença, que também é chamada de difilobotríase, não era comum no Brasil até meados de 2003, quando se tornou mais comum o consumo de peixe cru.

A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, foi descrita em 1924 na Europa. Trata-se de um conjunto de sintomas que podem aparecer em até 24hs após o consumo de alguns tipos de peixe como o tambaqui, badejo, arabaiana ou frutos do mar como a lagosta, lagostim e o camarão.

A cabeça tem as mesmas propriedades nutricionais que o restante do peixe. Essa parte pode ser usada para fazer pirão ou caldos.

Medicação. Metronidazol a 8mg por litro a cada 48horas com TPA de 20% antes de cada nova dose por pelo menos dez dias. Existem no mercado medicamentos que também combatem esses parasitas, infelizmente todos eles só são vendidos pela internet, já que devido as nossas leis medievais, o comercio deles é proibido.

"Os peixes que são mais hospedeiros desse verme são os tucunarés, os traíras, corvinas, esses que moram em rios ou viveiros, onde são condições favoráveis ao desenvolvimento desse parasito. Nesses locais há presença de caramujos e visita de aves que se alimentam de peixes", explica ele.

Traíras são um tipo de peixe carnívoro que se alimenta principalmente de outros peixes. Por isso, a melhor isca para Traíra são outros pequenos peixes ou minhocas. O horário ideal para pescar Traíras costuma ser à noite ou no início da manhã, quando o peixe está mais ativo.

Filé de peixes. Sendo um predador carnívoro, a traíra se sente atraída por carnes de outros peixes, mesmo que estes não façam parte de sua dieta normal. Filé de cará e tilápia são ideais nesse caso, já que são peixes bastante comuns e dão conta do recado.

Alimentação: Dieta predominantemente de peixes, também sapos e insetos.

Notei que a maioria das traíras da minha região apresenta um tipo de verme. Ele fica bem enrolado dentro da carne e quando é retirado, parece uma minhoca pequena.

Apesar de a espécie ser encontrada em todas as estações do ano, uma boa dica para pescar traíra com sucesso é se atentar às épocas de alta temporada. Os melhores meses para a pesca são entre dezembro e março, quando as traíras se alimentam com maior frequência.

Em primeiro lugar, saiba que o Trairão geralmente é cultivado em cativeiro com o objetivo principal de fornecer carne. Desse modo, sua carne tem um bom valor comercial e excelente sabor. Já outra curiosidade muito importante seria que o peixe desta espécie é muito agressivo.

É uma doença grave causada por verme do gênero Schistosoma, que se instala nas veias do fígado e do intestino das pessoas. No Brasil, o agente causador da esquistossomose é o Schistoma mansoni. O S. mansoni nasce do ovo, do qual sai larva chamada miracídio, que penetra num caramujo hospedeiro.

Inicialmente, os trematódeos hepáticos podem não causar sintomas ou, dependendo do tipo e da gravidade da infecção, podem causar febre, calafrios, dor abdominal, dilatação do fígado, náusea, vômito e urticária. Os trematódeos Fasciola têm mais propensão a causar esses sintomas. ), coceira, diarreia e perda de peso.

Na maioria das vezes, a verminose é contraída através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Normalmente, os ovos desses vermes são ingeridos, e eles se desenvolvem no hospedeiro. No entanto, é possível que vermes entrem no organismo por algum corte. Estes já são mais desenvolvidos que os ovos.