Qual o peixe que o diabético não pode comer?

Perguntado por: lsanches3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Não existe alimento proibido para o paciente com Diabetes. É importante ter uma alimentação balanceada, sem exageros. Alguns tipos de peixes são ricos em Omega-3 e trazem muitos benefícios para a saúde.

Não, o diabetes não o proibe de comer carne de porco. Mas é comum diabetico ter dislipidemia ( taxas altas de gorduras no sangue). Neste caso é necessario a restriçao da carne com gorduras e tambem necessario o uso de uma estatina.

Sim, pode comer peixe. Sem dúvida não pode haver exageros, mas em uma alimentação saudável o diabético pode comer peixe.

Lugar de honra para o peixe
E o valor nutritivo destas proteínas é superior ao da carne, além de que são mais facilmente digeridas. O peixe possui um menor teor de gordura.

Peixes magros
bacalhau, badejo, carpa, corvina, dourado, garoupa, linguado, pescada, bacalhau, bonito, cação, carpa, dourado, espada, lambari, linguado, merluza, namorado, pescada, pintado, robalo, tainha, truta.

"Os peixes com ômega 3, como linguado, truta, salmão, namorado, atum, sardinha, também ajudam no controle da glicose, comer sempre esse tipo de carne é fundamental", comenta a nutricionista.

A verdade é que a sardinha em lata não faz mal para pessoas com diabetes. Aliás: até é mais benéfica por ter uma validade maior que o fresca! Assim, quem é diabético pode comer sardinha em lata, uma vez que estas são ricas em vários nutrientes e são uma fonte incrivelmente rica em ácidos gordos ómega-3 e vitamina D.

Pode e deve! O que não deve comer são carboidratos em excesso. A grande questão na alimentação de quem tem diabetes é a quantidade de carboidrato ingerida em cada refeição. Em relação à carne vermelha, recomenda-se ingerir um bife do tamanho da palma da mão por refeição.

Coma frutas com casca para baixar a glicose
Maçã e pera são exemplos de frutas que muitas pessoas preferem comer sem a casca. Com isso, elas acabam perdendo grande parte das fibras, além dos nutrientes que também são encontrados especialmente nessa parte.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

A mandioca pode ajudar no controle da diabetes, porque contém fibras e amido resistente, que ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Devido à quantidade baixa de gordura saturada, as carnes brancas (frango, peru e coelho) são as mais recomendadas para os diabéticos. No entanto, atenção à pele! Apesar de ser deliciosa, é rica em gorduras saturadas! Quando a pele é retirada, o frango e o peru são uma ótima escolha de proteína para quem tem diabetes.

A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo.