Qual o peixe que dá cria pela boca?

Perguntado por: samorim . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Tyrannochromis macrostoma

Imagens impressionantes mostram o momento em que um peixe da espécie Tyrannochromis macrostoma, natural da África, "engole" seus filhotes para protegê-los de predadores.

Após a fecundação, a fêmea coloca todos os ovos na boca e assim ficará por um período de três a seis dias. Esta é uma espécie de incubação natural, pois os ovos ficarão na sua boca até a eclosão e o nascimento das larvinhas.

Porém, ele faz isso de uma forma inusitada: o animal coloca os ovos na boca para protegê-los. Depois do acasalamento, o macho fertiliza os ovos e, em seguida, recolhe-os na boca, até que choquem no ponto em que os filhotes possam nadar para se defenderem sozinhos.

Também conhecido como Firemouth, o Peixe Boca de Fogo é uma espécie de peixe ciclídeo nativo da América Central. Tamanho: 8 cm.

Conhecida no Brasil como sargo-de-dentes, a criatura fisgada na Carolina do Norte é chamada pelos americanos de peixe-ovelha, pela aparência parecida da boca.

ornitorrinco

Exemplos de Animais Ovíparos
Mamíferos: ornitorrinco, equidna. O ornitorrinco e a equidna, apesar de serem considerados animais mamíferos, ou seja, as fêmeas possuem mamas e produzem leite para amamentarem seus filhotes, eles nascem de ovos, sendo, portanto, classificados como animais ovíparos.

equidnas

Mamíferos
Sim, existem mamíferos que botam ovos. As equidnas e os ornitorrincos são dois exemplos. Os primeiros botam apenas um ovo, que passa mais dois meses na bolsa da mãe para se desenvolver depois da abertura da casca. Já o segundo bota de dois a três, cujos filhotes nascem em 14 dias.

A questão é complicada e não tinha um consenso, ainda que a teoria mais aceita seja a que o ovo veio primeiro. Segundo alguns cientistas, o ovo veio primeiro — eles teriam surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas apareceram há 50 milhões de anos.

No caso dos peixes ovíparos, a fecundação é interna.
O macho possui um órgão copulador que introduz os espermatozóides no corpo da fêmea. A fêmea então fecunda os óvulos que posteriormente são expelidos para terem seu desenvolvimento no meio externo, na água.

Conhecido por fringehead sarcástico (Neoclinus blanchardi), a espécie é conhecida por ter uma boca gigantesca e ser extremamente agressiva e territorial. Assista ao vídeo. O Neoclinus blanchardi pode alcançar até 30 centímetros (12 polegadas) de comprimento e tem grandes barbatanas peitorais.

O macho faz a indução da desova através de empurrões com a boca. Imediatamente após a soltura, o macho fecunda os ovócitos com o sêmen. A fêmea recolhe os ovos com a boca e os limpa, liberando-os e reco- lhendo-os novamente. A fêmea incuba os ovos na boca por 3 a 5 dias, a depender da temperatura.

O que acontece é que quando o anzol é retirado da boca do peixe, o buraquinho que essa ferramenta abriu não fecha instantaneamente, o que acaba interferindo na capacidade de o animal se alimentar de maneira normal, afetando o mecanismo de sucção que peixes como o salmão e a truta usam para comer.

Resposta. Os peixes abrem e fecham a boca pra respirar. Os peixes respiram absorvendo o oxigênio da água através das brânquias, estruturas localizadas em uma câmara branquial logo abaixo do opérculo (aquela “tampa” lateral que fica próxima a cabeça).

A criação conjunta de tilápia, surubim e pacu tem como principal vantagem o aproveitamento quase que total dos alimentos fornecidos aos peixes, evitando, dessa forma, o acúmulo de sobras, o que permite manter a taxa de oxigênio da água em níveis mais elevados.

Pessoa que fala demais, é fofoqueira.

Além disso, o bicho tem uma boca terminal, um pouco inferior, com dentes pontiagudos e sem cúspides. De modo geral, o Peixe Piau Três Pintas possui uma coloração cinza, juntamente com três manchas arredondas nos flancos.