Qual o peixe Pacamã?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

O pacamã (nome científico: Lophiosilurus alexandri) é um peixe típico da bacia do rio São Francisco. Com alto rendimento de filé e sem espinhos intramusculares, sua carne é bastante apreciada. Sua reprodução se dá através de desovas parceladas, o que significa que acontecem várias vezes durante um ciclo reprodutivo.

O termo peixes de couro é a designação comum a determinados peixes teleósteos, siluriformes, que possuem o corpo desprovido de escamas ou revestido de placas ósseas. Tais peixes são representados pelos bagres e cascudos, dentre outros.

Baiacu é, conforme regista Martius, a palavra de que Page 2 16 REVISTA DO INSTITUTO DO CEARÁ se serviam os indígenas para designar um peixe, vulgarmente conhe- cido por peixe sapo, cuja carne é venenosa.

Linguado. Esse é um pequeno peixe rico em ômega 3, ácido graxo que tem efeito anti-inflamatório e é importante para a manutenção das membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos.

O ferrão dos bagres marinhos está localizado nas nadadeiras, estando um na região distal de cada nadadeira peitoral e um na dorsal. Vale destacar que o veneno do bagre é encontrado em três fontes: nos ferrões, em glândulas presentes na base dos espinhos e em um muco produzido pelas chamadas “células-club”.

A pesca é proibida porque os bagres estão em período de defeso, que vai de janeiro a março. A Polícia Civil também apura se a espécie está na lista de animais ameaçados de extinção. Nesse caso, o crime ambiental é ainda mais grave.

O peixe jundiá, também conhecido popularmente como bagre (nome dado aos peixes da ordem Siluriformes), é um peixe muito comum nas Américas Central e do Sul. É uma espécie de crescimento rápido e alta taxa de reprodução, sendo muito comum a indução hormonal para desova.

Apesar de não ser uma das espécies mais usadas na culinária, cada vez mais a carne do bagre é consumida devido ao alto valor de nutrientes como o cálcio, ferro, iodo, vitaminas A, B12, e D. O bagre tem um alto valor nutricional!

piraíba

A maior espécie encontrada nos rios brasileiros é a piraíba que atinge até 2,8m e tem ampla distribuição na bacia amazônica. Por sua característica migratória, os bagres sofrem especialmente o impacto de grandes obras de infra-estrutura, especialmente represas e reservatórios que impedem a mobilidade da espécie.

piraiba

Você sabia que os maiores peixes de água doce, do mundo, nadam em rios brasileiros? Um deles é o piraiba (que é um peixe de água doce sem escamas, ou seja, de couro); e, o, outro, o pirarucu (que é um peixe escamamdo, isto é, com escamas). Cada um deles pode pesar cerca de 200 quilos.

5 melhores opções de peixes de água doce comerciais com poucas espinhas:

  • Tilapia- filé
  • Pirarucu- lombo.
  • Pintado - lombo.
  • Tucunaré - filé
  • Piramutaba.

No entanto, diz-se que o seu consumo deve ser evitado, já que pode aumentar o aparecimento de feriadas e ulcerações. Além disso, o consumo do peixe de couro pode ser arriscado para quem possui algum tipo de inflamação no corpo, como a respiratória, já que ele pode ser um agravador quase que imediato desse problema.

Peixes brasileiros de água doce para incluir no seu cardápio

  • Piramutaba.
  • Aruanã
  • Tambaqui.
  • Pirarucu.
  • Filhote.

Invasor e venenoso, o peixe-leão alcançou o Oceano Atlântico a partir do Caribe e, por não haver predadores naturais do Oceano Índico, ele está se expandindo pelo Atlântico. Já existem dezenas de registros da espécie em Fernando de Noronha, por exemplo.

Synanceia verrucosa

Peixe-pedra (Synanceia verrucosa)
É considerado o peixe mais venenoso do mar, já que, nas espinhas da região dorsal, existem sacos de um veneno formado por proteínas que, em certas doses, resultam letais para uma pessoa.