Qual o peixe mais gostoso para fritar?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Agulha: Tem um sabor mais suave e, devido ao seu formato alongado, permite o corte em pequenas postas fritas para aperitivo. Traíra: Carne macia e pouco gordurosa, recomenda-se cuidado com a quantidade de espinhas. Tambaqui: De sabor intenso e carne firme e clara, normalmente prepara-se suas costelas fritas.

Filé de Panga

Filé de Panga (Pangasius)
Não tem espinhas, é vendido limpo e em filés. É muito versátil na cozinha, por ser um bom peixe para fritar, ser assado, na grelha ou no forno, empanado, cozido, ao molho, como molho branco, por exemplo, e etc.

O leite deixa o peixe macio e saboroso. Se o pescado for fresco, deixe-o de molho por alguns minutos no leite antes de temperar. Se for congelado, descongele direto no leite; ficará com sabor de peixe fresco. Na hora de assar o peixe, forre a assadeira com fatias de batatas cruas.

menos espinhas são: badejo, cação, tilápia e linguado. Eles são ótimas opções para oferecer para crianças!

O Atum Azul não apenas é reconhecido por sua carne de alta qualidade, que é suculenta, robusta e volumosa, mas também pela forma como é capturado em águas profundas.

O bacalhau

O bacalhau é, sem dúvida, um dos pescados mais nobres no mundo, tendo um valor elevado no mercado, sobretudo pelo seu sabor e escassez nos oceanos. Tenha em mente que o bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários géneros, em particular no gênero Gadus, pertencente à família Gadidae.

O robalo é outro popular e tem carne mais fibrosa, mas com sabor e utilidade próximas da tilápia. O linguado é firme, mas macio, bom para assar ou grelhar.

A tilápia é um dos tipos de peixes que é bastante popular no Brasil, por ser considerada uma carne de sabor suave, cheiro discreto e facilidade de preparação.

Seu corpo é alongado, moderadamente comprido, coberto por pequenas escamas, a boca é grande, protrátil e os dentes são afiados. A região dorsal e o flanco apresentam coloração azulada que se estende até a linha média do corpo; a face ventral é branco-prateada.

· Manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, louro e tomilho conferem sabor ao peixe. No liquidificador, bata as ervas com um fio de azeite e lambuze o peixe com o tempero. Deixe descansar por uma hora antes de preparar a receita.

Truque para fazer peixe sem cheiro ruim
Para isso, basta mergulhar os pedaços de peixe em uma vasilha com leite e deixá-lo descansando por cerca de 10 minutos. Mas como a bebida tem que penetrar bem no peixe, faça esse processo com pelo menos 30 minutos antes de começar a fritar.

O ácido também ajuda a deixar a carne do peixe mais consistente e, ao mesmo tempo macia, evitando que se desmanche na panela. Outra vantagem dessa combinação é que, ao acrescentar o limão, utiliza-se menos sal no peixe. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de 5g de sal.

tambaquis

O gosto de barro em tambaquis é resultado de concentrações elevadas, na carne do peixe, de certos compostos (chamados off-flavour) produzidos por microrganismos presentes na água e no solo do ambiente de cultivo.

3 dicas para empanar peixe
Agulha: Tem um sabor mais suave e, devido ao seu formato alongado, permite o corte em pequenas postas fritas para aperitivo. Traíra: Carne macia e pouco gordurosa, recomenda-se cuidado com a quantidade de espinhas.