Qual o peixe mais gostoso do mar?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Top 8 – Os oitos peixes mais saborosos que você precisa experimentar

  1. 1 Tilápia. ...
  2. 2 Salmão. ...
  3. 3 Sardinha. ...
  4. 4 Atum. ...
  5. 5 Merluza. ...
  6. 6 Corvina. ...
  7. 7 Robalo. O Robalo é um dos peixes mais caros dentre os de carne branca. ...
  8. 8 Bacalhau. O bacalhau na verdade não é um tipo de peixe, mas sim um processo de salgar e desidratar o peixe.

Muitos dizem que o seu sabor se assemelha ao do camarão. Em São Paulo, é conhecido como “trilha”, mas aqui no Recife é o nosso famoso “Saramunete”. O nome vem de uma adaptação do nome “salmonete”, talvez por causa de sua coloração. Tanto que em inglês, se chama “Red Goatfish”.

Peixes nobres e valorizados como salmão, robalo, atum e tilápia estão tão enraizados no gosto do brasileiro que praticamente dominam qualquer cardápio, embora sejam caros e nem sempre ecologicamente sustentáveis – tanto que, em alguns casos, estão ameaçados de extinção.

Nesse mesmo estudo, foi identificado o crescimento também da aquicultura, que representou 46% da produção total e 52% dos peixes para consumo humano. Dentre os peixes mais consumidos, a tilápia é o segundo colocado, ficando atrás apenas do atum.

O bluefin, também conhecido como atum-rabilho ou atum azul, é considerado o peixe mais caro do mundo. Extremamente disputado pelos mais exigentes amantes da culinária que envolve peixes e frutos do mar, o bluefin é saboroso, dono de um sabor único dentre os pescados mais tradicionais e consumidos em todo o mundo.

Trata-se do atum-rabilho, considerado o mais valioso do mundo, que apareceu em cardume e surpreendeu Peter Nason, voluntário da guarda-costeira.

Top 8 – Os oitos peixes mais saborosos que você precisa experimentar

  • Tilápia. Sendo um peixe muito saboroso de água doce, ela possui a carne branca e úmida. ...
  • Salmão. O Salmão é bastante conhecido na culinária Japonesa. ...
  • Sardinha. ...
  • Atum. ...
  • Merluza. ...
  • Corvina. ...
  • Robalo. ...
  • Bacalhau.

Gadus morhua - O mais nobre, de posta alta que se desmancha em lascas. É untuoso e suculento. Também pode ser chamado de bacalhau do Porto. Pescado no Atlântico Norte, é o bacalhau "real oficial".

tilápia

A tilápia é um peixe de água doce muito saboroso, de carne branca e suculenta. Os filés são populares e podem ser preparados em iscas ou assados na brasa, o que acrescenta sabor ao prato.

Os peixes mais indicados são aqueles de carne firme, que não despedaçam durante a fritura, devendo-se evitar opções como salmão, cambucu e abadejo. Além da firmeza da carne, o ideal é escolher peixes com pouca espinha e gordura, principalmente se a ideia é empaná-lo.

Os tipos de peixes que possuem sabor mais leve e menos espinhas são: badejo, cação,* tilápia e linguado.

Tambaqui pode ser feito em filé ou costela, favorecendo o consumo com menos espinhas. Pescada branca é bastante suculenta e suas postas praticamente não têm espinhas. Badejo é fácil de encontrar, possui pouca espinha, carne densa e tem preços razoáveis.

truta

A truta tem também menos espinhas do que o salmão e são mais fáceis de remover. Os tamanhos variam bastante, mas no mercado a truta tem habitualmente entre dois a seis kg, enquanto o salmão tem três a cinco kg. Tanto o sabor da truta como do salmão é puro, rico e natural, não precisando de muito tempero.

De acordo com Nathália, os peixes possuem boa quantidade de vitaminas e minerais. No entanto, são os água salgada que se destacam por possuir uma variedade maior de nutrientes. Também há quantidade superior de ácido graxo ômega 3 – uma gordura positiva e que não é produzida pelo organismo humano.

Salmão

Salmão, o campeão
Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis. “Peixes mais gordos de água fria são uma fonte melhor de ômega 3”, disse Camire, e o salmão é rei quando se trata do número de gramas de ômega 3 por quilo.

A chef Cyntia explica que tilápia, pacu e pintado lideram a lista dos mais baratos, mas há ainda outras opções que podem ser econômicas. “Também tem o tambaqui, mas tem que saber comer, porque tem muita espinha. Tem o linguado assado, bom para assar no forno.

O estado do Paraná é o líder nacional de produção de peixes, com 172.000 toneladas em 2020 contra 154.200 toneladas no ano anterior. Um dos grandes destaques novamente é a tilápia, que cresceu 11,50% no estado. Uma explicação para estes excelentes resultados é o desempenho cooperativista, com incentivos à produção.

No Pará, um pescador foi reconhecido por ter pescado o maior peixe do Brasil. O "trairão" tem 97 centímetros e pesa 13 quilos.

No Brasil, o filé de peixe Merluza, proveniente da Argentina, está perdendo mercado para o filé de peixe Polaca do Alasca, importado da China e pescado na costa americana, pela semelhança e preço mais atraente aos consumidores.

Há também peixes menores, e entre eles está o bagre-bandeira, que tem até 50 cm e apenas 2 kg. Isso ocorre porque esses animais têm uma concentração de água menor em função da concentração de sal no meio em que vivem.

Já foram encontrados pirarucus de quase 3 metros de comprimento, o que rendeu a esse peixe o apelido de “Gigante da Amazônia”. Aliás, até mesmo o seu nome científico diz o quanto ele é grande: Arapaima gigas, ou o “gigante do gênero arapiama". O pirarucu é uma espécie muito antiga.