Qual o pecado da fofoca?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Diante das leis de Deus e dos preceitos da nossa religião católica, a fofoca pode abranger dois pecados: o da maledicência e o da murmuração. Revelar os pecados e os defeitos de uma pessoa para ferir a sua fama e a sua honra significa maledicência.

Em casos mais graves, fofocas podem manchar uma reputação. Em situações fora do controle, mentiras podem até mesmo levar a vítima a atentar contra a própria vida. Estamos falando de algo muito sério, caro leitor. É preciso ter consciência do poder das palavras, ou sofreremos todos com as consequências delas.

Falar mal da vida alheia é um hábito que não deixa muita gente orgulhosa. Mas agora há uma "desculpa" para tal prática. Segundo pesquisa realizada pela British Psychological Society (Sociedade Britânica de Psicologia), a fofoca pode trazer benefícios para quem a faz, tais como controlar a ansiedade e o stress.

O veneno da murmuração afasta Deus de nossa vida (Jo 8,21-30)

Embora muitos a negligenciem como um "pecadinho", a doutrina moral da Igreja ensina que, objetivamente, se trata de um pecado grave – parvidade de matéria à parte. A "fofoca", em termos técnicos, abrange dois pecados: o da maledicência e o da murmuração.

Precipuamente fofoca é o ato de descobrir algo, ou uma informação sobre alguém e posteriormente espalhar tal informação de maneira maldosa, muitos não sabem, mas fofoca é crime. Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

Projeto tipifica crime de violar a intimidade e a vida privada de outra pessoa. O Projeto de Lei 207/23 insere no Código Penal o crime de violar a intimidade e a vida privada de uma pessoa, clandestinamente ou contra a vontade dela.

Ignore a fofoca se ela for superficial e não afetar outras áreas de sua vida. Um rumor afirmando que você dorme com a boca aberta provavelmente não é um grande negócio em comparação com fofocas acusando-o de usar drogas. Mantenha a sigilo sobre sua vida pessoal. Não fale sobre ela no trabalho ou na escola.

Pois por suas palavras você será absolvido e por suas palavras será condenado" (Mateus 12:36-37). Deveríamos ser tardios para nos irritar. Como é fácil explodir de raiva, não? (especialmente quando estamos dirigindo).

O mexeriqueiro é aquele que sai difamando ou fazendo fofoca, como o querubim caído em Ezequiel 28:16. O “fiel de espírito” refere-se à pessoa que é confiável.

A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”. No novo Testamento, em João 8:44, Jesus diz que “o diabo é o pai da mentira”.

Mulher intrometida e fofoqueira: 1 lambisgoia, intrometida, mexeriqueira, assanhada, sirigaita, enxerida, fuxiqueira, langroia, metediça, curiosa, xereta, bisbilhoteira, coscuvilheira, indiscreta, abelhuda.

Tipos de fofoca
Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista. O fofoqueiro diz que não queria contar, mas deixou escapar,pois aquilo o estava incomodando muito. Fofoca puxa tapete: É a fofoca direta e mal intencionada.

Na área da psicologia também é conhecido o fato de que energia mental é sempre utilizada com máxima dedicação em assuntos que escolhemos priorizar. Assim, mais uma vez, as pessoas que fazem fofocas gastam a própria energia mental com o desnecessário e faz com seu ânimo e disposição fiquem mais fracos a cada dia.

"Reclamar e falar mal pode ser um forma de inveja, que acaba minando a nossa confiança e ego”, adverte Nicci Roscoe, de The Mind Makeover Artist. "Essa prática pode dominar a sua vida se você permitir e o estresse que isso traz resultará em falta de sono e exaustão, o que pode afetar o seu trabalho e vida pessoal”.

"Não espalhem calúnias no meio do seu povo. "Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor. Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar.