Qual o pé certo para parar a moto?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
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Quando a moto parar de vez, coloque o pé esquerdo no chão para evitar que ela tombe. Na hora de voltar a andar, comece a acelerar antes de levantar o pé.

O CTB nada diz a respeito de dirigir ou pilotar descalço. No entanto, é extremamente recomendável que um calçado seja utilizado.

Cavalete Lateral Xtz 125 2003- 2016.

Deve-se esquecer o câmbio e acionar a embreagem apenas no final para o motor não “morrer”. Existem dois medos no momento da frenagem forte: o de forçar demais o freio dianteiro e a moto capotar ou o de exagerar no freio traseiro e a moto derrapar.

Faça o seguinte: solte um pouco a embreagem e acelere devagar. Se a moto estiver pesada ou se a subida for forte, é preciso acelerar um pouco mais, mas não precisa acelerar até o final. Para movimentar a moto, é só acelerar um pouco mais e soltar mais o manete e está feito o controle de embreagem.

Alguns modelos necessitam do acionamento da embreagem no momento em que o botão é acionado, essa necessidade é exigida apenas como precaução. Para evitar que acidentalmente a moto arranque apenas por estar com a marcha engatada. Assim que a partida é dada o motor começa a funcionar.

A resposta é sim, porém não é uma lei. O que acontece é que o nosso principal objetivo, ao colocar a moto no neutro, é evitar o desgaste da embreagem, do cabo e evitar acidentes.

Não acelere a moto parada!
Quando estiver parado deixe a moto em ponto morto. Acelerar com a moto parada só faz gastar mais gasolina e superaquecer o motor. Se a moto ou scooter contar com sistema Idling Stop (que desliga o motor depois de três segundos parado), deixe sempre ligado porque funciona mesmo.

O que diz a lei? Porém, o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, ainda não tem uma especificação sobre vestimentas. Então andar de bermuda não é proibido, pelo menos não ainda. Mas mesmo não sendo proibido, existem motivos para não andar de moto com bermuda.

O nosso Código de Trânsito Brasileiro proíbe as condutas de utilizar, manusear e segurar o celular enquanto dirigimos. Quando estamos com o veículo parado ou estacionado poderemos utilizar o celular sem qualquer preocupação, já que não cabe uma multa de trânsito nessa situação.

Da mesma forma que o piloto, quem estiver na garupa deve estar vestindo os equipamentos de segurança: calça, jaqueta, botas, luvas e, claro, capacete. Se não houver todo o equipamento disponível, pelo menos, que use calça longa e calçados apropriados. Nada de rodar de chinelo.

De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido pilotar motos usando chinelo, sandálias que não ficam presas aos calcanhares e salto alto.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Ao pisar na embreagem para dar a partida, todos os movimentos do câmbio são aliviados e o motor de arranque também faz menos força para girar o motor.”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max. A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil.

Para quem tem o costume de ficar acelerando a moto com a embreagem apertada, pode ter certeza de que algum problema pode ter surgido por conta disso. A embreagem serve para fazer engates e desengates rápidos, como as trocas de marcha, e ficar com ela apertada por muito tempo só aumenta o desgaste da peça.

Passe a moto para a segunda marcha quando você chegar perto da ladeira. Depois de subir um pouco, passe para a terceira. Assim que o motor perder parte da força, volte à segunda marcha para conservar o seu ímpeto. Nunca coloque a moto na primeira marcha!

Além de desgastar de modo prematuro o componente, isso aumenta o consumo de combustível, reduz o desempenho e faz o motor durar menos. A embreagem administra a força enviada à roda pelo motor.

Partidas no tranco requerem que a moto esteja em uma marcha mais baixa. Para a maioria das motocicletas, a segunda marcha é a mais indicada para pegar no tranco, embora seja possível utilizar também a primeira. Raramente algumas motos vão pegar melhor em primeira marcha do que em segunda.

Separamos algumas dicas, olha só: – Primeiro de tudo, você precisa saber o passo a passo de como encontrá-lo: pise fundo na embreagem e engate a primeira marcha. Depois, vá soltando a embreagem bem devagar até sentir que o carro está tremendo levemente. Parabéns, você encontrou o ponto da embreagem.