Qual o partido que governa a Alemanha?

Perguntado por: ifogaca9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Desde 1949, a política alemã é dominada pela União Democrata Cristã (CDU), de centro-direita e pelo Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), de centro-esquerda.

Alternativa para a Alemanha (em alemão: Alternative für Deutschland, sigla AfD), é um partido político alemão populista de extrema-direita, fundado em Fevereiro de 2013.

Somente Uruguai, Paraguai, Equador e Guatemala são comandados hoje por líderes de direita na região. Entre os países liderados pela esquerda, vale lembrar que há três governos autoritários ou ditatoriais: Nicarágua, Venezuela e Cuba.

Do lado capitalista, formou-se a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental, e do lado comunista, formou-se a República Democrática Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental.

A Alemanha consolidou ao longo do século XX um modelo de capitalismo diferente, marcado por uma estrutura de governança corporativa baseada nos stakeholders, pela presença de relações de trabalho participativas, com grande papel conferido aos trabalhadores, e pela existência de uma fonte de capital paciente, resultado ...

Cerca da metade da população na Alemanha é cristã. Cerca de 5 % são muçulmanos e 4 % pertencem a outras religiões. 36 % da população, mais de um terço, não pertence a nenhuma religião; com tendência a aumentar.

O Partido Comunista de Alemanha (em alemão: Kommunistische Partei Deutschlands - KPD) foi um partido político formado em dezembro de 1918 a partir da Liga Espartaquista, que originalmente era uma tendência revolucionária de esquerda no interior do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), e do grupo Comunistas ...

A Alemanha Oriental estava sob influência socialista e soviética, com capital em Berlim. Por sua vez, a parte ocidental vivia sob órbita capitalista e americana, cuja capital era Bonn. Esta divisão seguia a lógica da Guerra Fria que dominou a ordem mundial até 1989 com a Queda do Muro de Berlim.

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

A Alemanha é a quarta maior economia do mundo, é caracterizada pela sua força inovadora, orientação para a exportação e uma forte classe média. O Governo Federal quer estabelecer uma economia social-ecológica de mercado. A Alemanha é a maior economia da União Europeia. Desde 2013, a UE é composta por 28 Estados.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

A principal causa da divisão da Alemanha foi o fim da Segunda Guerra e os resultados obtidos com esse conflito. O objetivo inicial era fazer a partilha do território e utilizá-lo para reaquecer a economia da Europa, fortemente afetada pelos gastos da guerra e suas perdas humanas.

A Esquerda Italiana (em italiano: Sinistra Italiana, SI) é um partido político da Itália. A SI nasceu como um grupo parlamentar na Camera dei Deputati, unindo membros da Esquerda, Ecologia e Liberdade, de ex-deputados do Partido Democrático e antigos membros do MoVimento 5 Estrelas.

Presidente da Comissão Europeia - Ursula von der Leyen
dirige a execução das políticas europeias pela Comissão, participa nas reuniões do G7, participa nos debates mais importantes no âmbito do Parlamento Europeu e, entre os governos da UE, no âmbito do Conselho de Ministros da União Europeia.