Qual o paralelo que corta o norte da América do Sul?

Perguntado por: acruz3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A América localiza-se a oeste do meridiano de Greenwich, portanto no hemisfério oeste ou ocidental. É o único continente cortado por quatro dos cinco paralelos principais, que são: Equador, que passa pelo norte da América do Sul, no Golfão Amazônico, e pela cidade de Quito, capital do Equador.

O Continente Americano é cortado pelo Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Linha do Equador e Trópico de Capricórnio.

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio. america do sul= linha do equador,trópico de cancer,tropico de capricornio. américa central=trópico de cancer.

A América é cortada por quatro paralelos principais: Circulo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio.

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio é uma importante linha imaginária que corta, entre outros países, o Brasil.

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S).

A capital do Amapá, Macapá, é a única capital estadual brasileira cortada pela Linha do Equador.

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.

Somente um dos paralelos mais importantes cruza o continente europeu: trata-se do Círculo Polar Ártico, que passa pelo extremo norte da Islândia, norte da Escandinávia e da Rússia.

O trópico de Câncer “corta” no sentido imaginário os seguintes países: Arábia Saudita, Argélia, Bahamas, Bangladesh, Chade, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, Líbia, Mali, Mauritânia, México, Myanmar, Níger, Omã e Taiwan.

Recebem esse nome em relação à proximidade com as constelações de Câncer e Capricórnio, as quais foram observadas pelos astrônomos de antigamente. Essas linhas imaginárias foram criadas em virtude da inclinação da incidência do sol em diferentes partes do planeta durante os solstícios.

Paralelo 34 S – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os quatro paralelos que atravessam o continente americano são: Círculo Polar Ártico. Trópico de Câncer. Linha do Equador.

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Vários países sãocortados” pela linha do Equador, são eles: São Tomé e Príncipe, Gabão, Congo, República Democrática do Congo, Quênia, Somália e Uganda, na África; Brasil, Colômbia e Equador, nas Américas; Indonésia e Maldivas na Ásia; Kiribati, na Oceania.

Os paralelos são, pois, linhas imaginárias dispostas sobre o eixo do globo terrestre no sentido horizontal, formando círculos que são maiores na parte central, entre o norte e o sul, e menores nas proximidades dos polos.

Hemisfério Sul

A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.

A Ásia

A Ásia é o maior continente em extensão territorial e em população absoluta entre todos do mundo. A Europa é considerada o mais importante continente em termos políticos, econômicos e também culturais. A Oceania é formada por países insulares, ou seja, por um conjunto de ilhas de diferentes tamanhos.

Trópico de Capricórnio é o nome do paralelo que corta a Região Sul do planeta, isto é, o Hemisfério Sul, sendo que ele passa inclusive pelo Brasil por estados como o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Macapá é

Macapá é a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador, ficando parte no Hemisfério Norte e parte no Hemisfério Sul. A capital do estado do Amapá é banhada pelo rio Amazonas e tem 475 mil habitantes, segundo o IBGE.