Qual o papel do técnico de enfermagem no acolhimento?

Perguntado por: lmenezes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 19 votos

Luciana destaca que o técnico em enfermagem auxilia o enfermeiro em todas as atividades, desde o acolhimento, à escuta qualificada, levantamento de demandas dos pacientes, sinais vitais, além da administração de medicações.

a) participar da programação da assistência de enfermagem; b) executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro; c) participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar; d) participar da equipe de saúde.

Acolher o usuário é adotar uma postura ética na escuta qualificada dos usuários e de suas queixas, percebendo-o em suas singularidades e como autor do processo saúde-doença que está vivendo. Ao acolher o usuário, o profissional torna-se um facilitador de seu acesso aos serviços.

Conforme a lei do exercício profissional, o enfermeiro é o profissional habilitado para a realização da triagem (BRASIL, 2005*).

O profissional técnico de enfermagem realiza diversos procedimentos assistenciais em domicílio como curativos, administração de medicamentos e utilização de sondas, realiza ainda a coleta para exames de urina e medidas de conforto diante do quadro clínico do paciente, esses processos trazem melhoria na qualidade de ...

O Técnico de Enfermagem na Urgência e Emergência tem como principal função auxiliar o Enfermeiro no Pronto-Socorro. É a área da Enfermagem que tem o objetivo de estabilizar e tranquilizar o paciente em um primeiro momento.

Os profissionais podem fazer a triagem dos pacientes, para definir o grau de urgência de cada caso e a ordem de prioridade do atendimento médico, por exemplo. Também podem aferir a pressão arterial, fazer a medição da altura e pesar os pacientes.

Ao reconhecer uma PCR o profissional Enfermeiro deve manter o desfibrilador preparado próximo ao leito, colocar o paciente em decúbito dorsal mantendo a cabeça e o tórax no mesmo plano, iniciar o suporte básico de vida (CABD primário), e se for necessário prosseguir com a ressuscitação cardiorrespiratória avançada ( ...

No curso, o estudante terá muitas disciplinas teóricas e práticas da área de Saúde, como Anatomia, Fisiologia, Bioética, Fundamentos de Enfermagem, Farmacologia, Microbiologia, Parasitologia, Relações Humanas, Saúde Coletiva, Saúde da Criança e Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde Mental, entre outras.

Quais os cuidados que devem ser adotados na humanização na enfermagem?

  • Atenção integral aos indivíduos;
  • Boa capacidade de comunicação;
  • Empatia;
  • Capacidade de ouvir e compreender;
  • Rigor em termos organizacionais.

O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

Triagem é uma separação, escolha, seleção, ou seja, um funcionário da unidade ouve a queixa do paciente e seleciona para qual profissional da unidade ele irá encaminhá-lo enquanto que acolhimento é a humanização dos serviços de saúde.

observação e registro de como o paciente chegou (de onde veio, se tem acompanhante, condições de locomoção); condições gerais (nível de consciência, estado nutricional, higiene pessoal, coloração da pele, queixas, se possui sondas, curativos e demais); orientações feitas ao paciente (coleta de exames, jejum etc.);

Existem dois tipos de triagem: simples e avançada. A triagem pode ter como objectivo determinar a ordem e prioridade dos cuidados de emergência, a ordem e prioridade do transporte de emergência ou ainda o destino do transporte do paciente.

Como parte de suas competências, o técnico de enfermagem pode administrar medicamentos, aplicar injeções e vacinas, cuidar de feridas, fazer curativos e auxiliar na higiene e no banho de idosos. Além disso, ele ainda pode atuar como instrumentador ou com esterilização de material cirúrgico.

Não envolver-se com assuntos de natureza particular da família, mesmo que seja convidado a fazê-lo. Manter a confidencialidade de tudo que vê e ouve na residência do paciente.

sempre renovadas e dignas para poder atender o seu paciente com respeito e profissionalismo, cuidando e zelando pela saúde do mesmo como se estivesse cuidando de um ente querido...

Confira a seguir as atitudes que devem ser tomadas:

  1. Mantenha a vítima consciente. Converse com a vítima e tente distraí-la. ...
  2. Verifique a respiração da vítima. ...
  3. Não mexa na vítima a menos que seja necessário. ...
  4. Preserve o local e mantenha a passagem livre. ...
  5. Saiba pedir socorro.