Qual o papel do psicopedagogo no CAPS?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

“O psicopedagogo tem como objetivo entender os processos que levam à construção do conhecimento, ajudando a superar bloqueios sociais, emocionais e biológicos que interfiram na aprendizagem de cada estudante”, explica.

O psicopedagogo passa a mediar a relação do aluno com a construção do saber. Existem diferentes recursos, técnicas e metodologias que podem ser adotados em uma intervenção. A escolha de cada um dependerá do quadro analisado. Um dos principais recursos utilizados é o jogo.

O psicopedagogo procurará desenvolver e manter boas relações com os componentes de diferentes categorias profissionais, observando, para esse fim, o seguinte: - trabalhar nos estritos limites das atividades que lhe são reservadas; - reconhecer os casos pertencentes aos demais campos de especialização, encaminhando-os a ...

A atuação da Psicopedagogia pode ser preventiva e terapêutica: preventiva, quando atua nos processos educativos com objetivo de prevenir as queixas escolares, e terapêutica, quando atua junto à pessoa, procurando conhecer o que a impede de aprender, melhorando assim as relações com a aprendizagem e apropriação do ...

A Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.

O psicopedagogo é o profissional da psicopedagogia, área do conhecimento que une a psicologia e a pedagogia. O foco desse profissional é desvendar o processo de aprendizagem humana para corrigir déficits e dificuldades de reter informação.

R$ 3.946,40

O salário médio de um Psicopedagogo no Brasil é de R$ 3.946,40. Os estados onde a profissão de Psicopedagogo têm os melhores salários são Tocantins, Distrito Federal e Amazonas. As especialidades com os melhores salários são Designer Educacional, Coordenador Pedagogico e Professor de Tecnicas e Recursos Audiovisuais.

Os psicopedagogos são profissionais que auxiliam com habilidades no contexto psicopedagógico, com condições de prevenir, diagnosticar e tratar dificuldades e distúrbios de aprendizagem.

2) Como se inicia um projeto de intervenção psicopedagógica? É necessário que se proceda a uma primeira etapa, anterior à análise dos dados. queixas sobre as dificuldades do aluno ou do grupo para decidir como proceder. Existem outras etapas anteriores ao diagnóstico.

No âmbito escolar, este profissional determina as perturbações no aprendizado dos alunos com base na observação e na análise. Além disso, o psicopedagogo é capaz de definir orientações didáticas e metodológicas para auxiliar no tratamento das dificuldades e/ou transtorno apresentado pelo aluno.

Lembramos, também, que foi observado no presente estudo que, atualmente, a psicopedagogia é sustentada por três pilares, a psicanálise, o associacionismo e o construtivismo.

De acordo com o Código de Ética do Psicopedagogo, não é um dever do psicopedagogo. se submeter à supervisão psicopedagógica e ao processo terapêutico pessoal. preservar a identidade dos sujeitos e dos sistemas nos relatos e nas discussões a título de exemplo e estudos de casos.

No entanto, ressaltamos que o berço, a gênese, o nascimento da Psicopedagogia acontece, de fato, com essas três teorias: Psicanálise (Freud), Psicologia Genética (Piaget), Psicologia Social (Pichon-Rivière) e, é claro, com a herança francesa.

O atendimento psicopedagógico tem como objetivo ajudar pacientes a recuperarem o prazer pelo aprender, assim como corrigir déficits em seu processo de aprendizagem. Ele pode ser feito com crianças, adolescentes e adultos que se queixam de dificuldades variadas de aprendizado.