Qual o papel do psicólogo em processos grupais?

Perguntado por: esilva7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A atuação do psicólogo em grupos terapêuticos é de fundamental importância, pois viabiliza a elaboração psicossocial de seus participantes, fortalece sua autoestima, cria vín- culos afetivos, diminui a resistência das relações interpessoais, possibilitando a expressivi- dade dos mesmos.

A atuação com grupos é uma demanda real na profissão do psicólogo e ter a possibilidade de viver a prática deste trabalho na graduação permite verificar o quanto reproduzimos no grupo situações externas, porém, esse contexto favorece a reflexão e a mudança.

Quando um grupo se estabelece uma série de fenômenos passa a atuar sobre as pessoas individualmente e, consequentemente, sobre o grupo. É o chamado processo grupal (Amaral, 2007). Diz respeito a dinâmica das relações, dos papéis, do funcionamento de determinado grupo (dinâmica psicossocial).

Processos como coesão, cooperação, liderança, status e papel social, orientam o comportamento dentro dos grupos na maior parte do tempo.

O objetivo da Psicologia Comunitária é o aprofundamento de consciência e o fortalecimento de uma identidade de sujeito da comunidade como responsável e ativo na transformação positiva da realidade.

O grupo constitui um contexto enriquecido no sentido de proporcionar condições de prevenção e promoção da saúde, sensibiliza os participantes quanto às vivências emocionais, possibilita a expressão das tensões e sentimentos, amplia a percepção e estimula a criatividade.

Em outras palavras, são exercícios feitos com um objetivo, em geral, voltado à avaliação de habilidades interpessoais (também chamadas de soft skills). Diversos profissionais de RH utilizam dinâmicas de grupo para promover outros aspectos da gestão ocupacional, como a cultura interna.

Os grupos terapêuticos são uma outra forma possível de psicoterapia, que oferece a oportunidade de experienciar um processo terapêutico em conjunto com um grupo de pessoas que partilham o mesmo tipo de dificuldades, facilitando uma maior identificação com as várias temáticas exploradas e a possibilidade de receber ...

Ela é uma grande oportunidade para conhecer pessoas que enfrentam dificuldades semelhantes. Essa troca de experiências leva o paciente a perceber que, além de não ser o único que passa por uma situação tão difícil, existem outras pessoas por perto que, muitas vezes, podem apoiá-lo e inspirá-lo.

A intervenção grupal pode atuar como uma estratégia de promoção da saúde possibilitando que demandas sejam identificadas e trabalhadas, diminuindo os fatores de risco e aumentando os fatores de proteção social e à saúde.

Os processos grupais são essenciais para a formação do lado social dos indivíduos e é capaz de influenciar em sua estrutura para que os indivíduos possam desenvolver suas capacidades. Segundo Rodrigues (1995, p.

A dinâmica de grupo é um facilitador no processo de desenvolvimento, crescimento e amadurecimento de um indivíduo, na medida em que no processo há uma abordagem das relações intergrupais, aprimorando a totalidade dos membros que são a junção do sentir, o pensar e o agir.

Dinâmica de Grupo: O que é, Melhores Dinâmicas e Como Facilitar

  1. Integração de novos funcionários.
  2. Identificação de lideranças.
  3. Promover mudanças culturais.
  4. Estimular a colaboração.
  5. Encontrar soluções criativas.

Silvia Lane propõe que a Psicologia Social pode ser um meio para realizar transformações em nossa sociedade, além de uma forma de produção de conhecimento sobre o ser humano. Essa transformação social levaria as pessoas a romperem com práticas sociais que favoreçam a desigualdade (Lane, 1981,1984).

A coalisão se dá entre alguns membros de um grupo com o objetivo de equilibrar o poder no conjunto grupal. Processos grupais Comunicação - A comunicação grupal refere-se ao nível de acesso e influencia direta exercida por um membro do grupo em relação aos demais.

Tuckman é o autor que definiu os cinco estágios de desenvolvimento de um grupo como sendo: forming, storming, norming, performing, adjourning.

O trabalho do psicólogo comunitário em uma comunidade visa sobremaneira à formação de uma consciência crítica da própria população, que nesse processo, participa de forma ativa na identificação e na resolução de suas necessidades principais.