Qual o papel do professor na avaliação mediadora?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Cabe ao professor organizar os trabalhos dos alunos como um mediador, explicando e propondo situações em que diferentes habilidades sejam desenvolvidas, levando o aluno a se construir como agente de sua própria aprendizagem.

Ainda segundo Hoffmann, a expressão “avaliação mediadora” tem como objetivo salientar a importância do papel do professor no sentido de observar o aluno para mediar, ou seja, refletir sobre as melhores estratégias que visem promover sua aprendizagem.

Por ocupar um papel de liderança na sala de aula, o professor mediador deve saber lidar com questões comportamentais e de integração entre os alunos. O professor mediador na EAD é a referência dos alunos na relação com a instituição de ensino.

Saber interpretar, como se comportar, proceder, lidar, quando e como fazer algo, são algumas das consideradas características de competências que um professor deve ter.

[...] o professor é o iniciador, o mediador, e o provedor da estrutura dentro da qual as crianças podem explorar, brincar e assumir a responsabilidade por sua aprendizagem, isso faz as coisas ficarem muito diferentes.

A Mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, a melhor solução para o conflito. Em regra, é utilizada em conflitos multidimensionais ou complexos.

Expressão que se refere, em geral, ao relacionamento professor-aluno na busca da aprendizagem como processo de construção de conhecimento, a partir da reflexão crítica das experiências e do processo de trabalho.

da avaliação mediadora:

  1. O tempo da admiração.
  2. O tempo da reflexão.
  3. O tempo da reconstrução das práticas avaliativas.

São ações pertinentes à avaliação mediadora: Observação e reflexão. A reflexão e materiais adaptados. A ação-reflexão e estruturação escolar.

Seu papel é essencial para promover a inclusão e o apoio necessários a esses alunos que necessitam de atendimento especializado. Neste texto, vamos explicar melhor qual a sua função, importância e como se especializar nessa área.

O mediador é um terceiro independente e imparcial que aproxima e facilita a comunicação das partes, para que estas solucionem suas divergências e construam, por si próprias, em um ambiente colaborativo, seus acordos com base nos seus interesses.

Se anteriormente o docente era visto como o grande detentor do conhecimento, agora ele passa a ser um facilitador. Cabe ao professor mediador, além de ajudar o estudante a traçar a sua trajetória de estudo e fornecer o material para isso, estimular o discente a buscar pelo conhecimento.

O mediador deve ser flexível, dúctil e hábil pode fornecer repostas imediatas e ser capaz de variar seu enfoque sem perder de vista os objetivos do processo de mediação. Deve também conhecer o grau de profundidade com a qual irá trabalhar.

São elas:

  • Busca por aprimoramento constante;
  • Boa comunicação e escuta ativa;
  • Habilidades socioemocionais;
  • Atenção às inovações;
  • Ensino e tecnologia;
  • Seleção de conteúdos;
  • Criticidade dos alunos;
  • Metodologias ativas de ensino.