Qual o papel do professor instruir ou educar?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 28 de maio de 2023
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Qual seria o papel do professor? Menciona, por assim dizer, duas dimensões relacionadas ao papel docente: INSTRUIR e EDUCAR. A ideia que está por trás do instruir tem a ver com toda relação do ensinar e do aprender. E ao termo educar associa-se o processo de formação humana.

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, ...

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

É ele que acompanha o aluno, medeia o conhecimento, faz parte do processo pedagógico efetivamente. É ele que enfrenta as dificuldades de aprendizagem do aluno, as carências afetivas destes, e principalmente sabe como adequar os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares da escola.

O papel do professor na sociedade é fundamental para o desenvolvimento e educação de crianças, jovens e estudantes de diversas faixas etárias. O docente atua como mentor, orientador e educador para seus alunos, incentivando-os a desenvolver habilidades, conhecimentos e competências.

Até um tempo atrás se dizia que ensinar era a arte de transmitir conhecimento e de instruir e que educar era o processo de desenvolvimento integral do indivíduo, de mostrar ou apontar caminhos. À educação cabe formar o caráter, refinar sentimentos e comportamentos e sedimentar valores.

verbo pronominal Desenvolver sua instrução; tornar-se sabedor, adquirir conhecimentos: instruia-se com frequência.

A prática instrutiva é a forma que o docente utiliza para instruir ou ensinar o aluno. Essas formas de ensino é a explicitação do assunto, permitindo um fácil entendimento e que o professor e o aluno de maneira sincrônica construa o conhecimento.

Cabe ao professor individualizar as situações de aprendizagem oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas.

O educador escolar, sobretudo na fase pós-pandemia, deve ajudar a fortalecer laços e criar dinâmicas que vão além das paredes da sala de aula. Os alunos, por sua vez, precisam entender que ocupam o papel de protagonistas no processo de ensino e aprendizagem.

A Educação Infantil é essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar. Ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.

V – ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de parti- cipar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; VI – colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Na prática, trata-se do profissional de educação que se coloca como um incentivador, facilitador ou motivador da aprendizagem. Dessa forma, faz com que o aluno se aproprie das suas próprias experiências, tornando-se protagonista nesse processo e capaz de atingir os seus objetivos com bastante autonomia.

O papel do professor alfabetizador deve consistir em criar possibilidades, promovendo práticas pedagógicas que vão além de uma sala de aula, buscando devendo compreender as dimensões de todo esse processo de alfabetizar e que sua prática é capaz de formar sujeitos com autonomia e criticidade.

Foram apresentadas aos respondentes 12 competências, sendo elas: didática, relacionamento, exigência, domínio da área de conhecimento, experiência de mercado, flexibilidade, criatividade, comunicação, liderança, planejamento, comprometimento e empatia.

Ele tem a função de criar um processo de aprendizagem dinâmico entendendo a necessidade e diversidade do aluno, mostrando os caminhos corretos para o desenvolvimento das atitudes.

A relação professor-aluno é essencial em sala de aula, pois é necessário que tenham pontos a estabelecer nos posicionamentos pessoais em relação à metodologia na mediação de conteúdos e na forma de avaliação. Se a relação entre ambos for positiva, a probabilidade de um maior aprendizado aumenta, e vice-versa.

A relação estabelecida entre professores e alunos, constitui o elemento fundamental do processo de ensino aprendizagem. É por meio dela que professores aprendem e ensinam, levando em consideração a realidade que ambos vivenciam, construindo uma relação de afeto e confiança.

O ato de ensinar é uma troca que se apoia no propósito de compartilhar um saber que será recebido segundo as vivências de cada um. Essa reflexão é relevante porque dá norte ao trabalho do professor, já que dá a ele a chance de pensar sobre o objetivo dessa função.

Educar vai além de ensinar. É mais do que lecionar conteúdos programáticos. É a capacidade de olhar para os lados, para frente e para trás, abrindo mão do que é nosso para dar, de coração escancarado, ao outro.