Qual o papel do movimento na aprendizagem?

Perguntado por: vhilario . Última atualização: 28 de abril de 2023
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Segundo o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI), com as atividades de movimento as crianças possuem a oportunidade de descobrir e começar a conhecer cada vez mais sobre si mesmas e acabam se familiarizando com o seu próprio corpo, descobrindo seus limites para cada momento do seu cotidiano.

O corpo é uma forma da criança expressar a sua individualidade, reconhecer a si mesma e perceber as coisas que a cerca. O movimento, como fora visto e vivenciado, ajuda a criança a adquirir conhecimento do mundo que a rodeia através do seu corpo, de sua percepção e sensações.

O corpo possibilita a criança apreender e explorar o mundo, estabelecendo relações com os outros e com o meio, de forma a se descobrir. Assim, acredita-se que sejam necessárias práticas pedagógicas na educação infantil que beneficiem o espaço de expressão através de suas experiências com o movimento.

O brincar e se- movimentar proporciona o autoconhecimento, a compreensão de si mesmo e do seu mundo, desenvolve o pensamento crítico, incentivando a criança a manifestar suas ideias e a expressar sua corporeidade.

Reconhecer as múltiplas linguagens corporais e suas possibilidades de interação com a natureza e a cultura, valorizando a fala, a brincadeira e a exploração de sons e movimentos produzidos com o próprio corpo, com elementos da natureza e com objetos do cotidiano.

São inúmeras as vantagens proporcionadas pelo movimento como a melhora do condicionamento físico, controle da glicemia, diminuição do colesterol e das chances de osteoporose.

As habilidades são aprendidas primeiramente de forma separada e depois de forma combinada. O desenvolvimento de um padrão de movimento, não pode ser visto apenas como sendo feito de maneira mais ou menos complexa, e sim, nas diferentes situações em que ele é exigido.

O papel do professor ou pedagogo que trabalha na educação infantil é proporcionar aos seus alunos processos de afetividade, pensamento, motricidade e linguagem, na qual a dinâmica psicomotora auxilia no potencial de relação pela via do movimento, incentiva o brincar e amplia a possibilidade de comunicação.

Segundo a BNCC, através do campo de experiência do corpo, gestos e movimentos, as crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções do seu corpo. Com isso, elas desenvolvem, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que oferece risco à sua integridade física.

É fator indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança. Sua estrutura serve de base para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança. Quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, o fundo do problema pode, em grande parte, estar no nível das bases do desenvolvimento psicomotor.

A psicomotricidade possibilita a criança a livre expressão de sentimentos, pensamentos, conceitos, ideologias, além do trabalho corporal realizado pela Psicomotricidade que auxilia nos processos de aprendizagem. Ela procura superar os obstáculos e prevenir possíveis inadaptações dos alunos.

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.

Práticas que visam ao deslocamento do corpo no espaço, permitindo a orientação por noções como atrás, embaixo, em frente, alto, dentro, fora quando as crianças se envolvem em atividades de naturezas diversas.

A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.

A proposta da Lata das Brincadeiras é promover diferentes movimentos psicomotores e estimular a concentração, imaginação e a socialização da criança.

Corpo, gestos, movimentos
Nesse campo, a coordenação motora é bastante priorizada por meio da música, dança e teatro. Esse trabalho é feito para o aluno conhecer melhor o corpo e ter noções de posicionamento (frente, atrás, dentro, fora etc.).

O movimento de pinça ajuda muito na hora de pegar o lápis. Para que a criança chegue nessa etapa, na Montessori Escola Infantil, ela realiza um aprendizado gradual. O objetivo é que ocorra uma trajetória de evolução e, dessa forma, aconteça a chamada escrita espontânea.

A prática de exercício pode melhorar a circulação sanguínea no cérebro, alterando assim a síntese e a degradação dos neurotransmissores. Este é considerado o efeito direto da atividade física na melhoria da velocidade do processamento cognitivo.

A prática de atividade física de forma regular e em níveis suficientes ajuda a prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiopatias, diabetes e cânceres além de contribuir para a melhora da capacidade cardiorrespiratória; o fortalecimento muscular; a melhora da resistência física; a manutenção do ...