Qual o papel do filho do meio?

Perguntado por: umorgado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Filhos do meio muitas vezes são apanhados no papel de "pacificadores". Eles têm uma tendência de valorizar muito a justiça, serem compreensivos, cooperativos e flexíveis, mas competitivos. Como regra geral, filhos do meio não vão alcançar sucesso nas mesmas coisas que os seus irmãos mais velhos.

Filhos do meio x falta de atenção
O grande problema nisso tudo, conforme observaram os pesquisadores, é a educação dada pelos pais. Isso porque, enquanto o primeiro filho recebe atenção absoluta como a única criança da casa, o filho do meio acaba não recebendo tanta atenção assim.

O(s) irmão(s) do meio
Muitas vezes o irmão do meio tem como função ajudar o irmão mais velho, fornecendo-lhe o suporte de que ele precisa. Em geral, os filhos do meio têm um talento natural para lidar com as outras pessoas e conseguem ver as situações sob uma perspetiva mais ampla, sendo bons diplomatas.

Sendo assim, a decisão de se ter mais um filho depende exclusivamente da análise de sua vida atual e das expectativas que vocês como casal possuem para o futuro. Ter um segundo filho é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento não só do irmão mais velho, mas também do casal como pais.

Quando bem criados, os filhos únicos podem desenvolver um ótimo desempenho escolar e também um melhor vocabulário comparado com outras crianças, justamente por conviverem com adultos. Além disso, ter a atenção dos pais pode ajudar na autoestima da criança.

Meio-irmão ou meia-irmã é a denominação aplicada ao irmão ou irmã que possui grau de parentesco apenas por parte de mãe ou apenas por parte de pai.

O irmão mais velho é mais protetor
O filho mais velho tem uma função muito importante na família ao dar apoio a seus irmãos menores. Ou seja: sentir a necessidade de proteger seu irmãozinho ou irmãzinha é algo positivo nessa relação.

Caçula é a designação dada ao filho/a ou irmã/o mais novo de uma família.

Ser o filho do meio pode ser problemático para muitas pessoas, que se sentem deixadas de lado.
...
O Que é a Síndrome do Filho do Meio?

  1. 1 – Evite Comparar os Seus Filhos.
  2. 2 – Valorize a Individualidade de Cada Um.
  3. 3 – Ouça o Que o Filho do Meio Diz.
  4. 4 – Dê a Ele Responsabilidades.
  5. 5 – Seja Paciente.

A equipe de pesquisadores afirma que a educação dada pelos pais é uma das principais razões pelas quais o segundo filho costuma ser mais problemático. A ideia faz todo sentido: os primeiros filhos normalmente recebem mais atenção e até mais cuidados dos pais, enquanto o número dois é menos “vigiado”.

O irmão do meio, o filho do meio ou o irmão sanduíche.
Assim é chamado aquele que veio depois do primogênito e antes do caçula.

Envolvendo uma amostra de 384 famílias, o estudo descobriu que as crianças mais velhas se sentem mais reconhecidas pelos pais. Segundo os especialistas, isto pode ser explicado pelo facto de os pais viverem certas emoções positivas com o filho mais velho que, naturalmente, proporciona mais “primeiras vezes” aos pais.

Primogênito (filho mais velho). O primeiro filho é mais conservador, tende a assumir um papel autoritário e possui qualidades de líder. Acostumado a cuidar e a proteger os irmãos mais novos, ele também é carinhoso e costuma a se transformar em um bom pai/mãe no futuro. Além disso, é uma pessoa que tem iniciativa.

Assistir a A Irmã do Meio | Disney+

Segundo um estudo de 2006 ter apenas um filho é o número ideal, já que de acordo com a pesquisa ter um segundo ou terceiro filho não contribuem para o aumento da felicidade. Outro, mais recente, aponta que o ideal está nos dois e que mais pode contrariar o índice de felicidade dos pais.

Dê tempo ao corpo. Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre ter um filho e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina.

Do ponto de vista fisiológico, a janela de tempo com maiores chances de engravidar é dos 20 aos 29 anos, sendo o pico reprodutivo aos 25 anos. Durante esse período, o aparelho reprodutor está totalmente desenvolvido e preparado para receber uma gravidez. Após esse ciclo, a fertilidade diminui gradativamente.

Você aprenderá mais: Filhos são diferentes e, assim, cada um deles ensina coisas diferentes aos pais. O segundo filho irá apresentar um mundo completamente novo e essa nova experiência irá ensinar muitas coisas. Eles terão um amigo para toda a vida: O melhor presente que você pode dar para um filho é um irmão.

Bons motivos para dar um irmãozinho ao seu filho
A convivência entre irmãos é uma convivência de partilha, seja de objetos ou de atenção. Com um irmão, seu filho vai ter que aprender a dividir, o que pode ser bastante útil para lidar com outros relacionamentos.