Qual o papel do diretor e coordenador na escola?
O diretor escolar e o coordenador escolar são responsáveis pela gestão de professores, alunos e funcionários, além de garantir que a instituição está cumprindo suas obrigações educacionais.
Qual o principal papel de um coordenador?
Ele é responsável por organizar as tarefas importantes, distribuir responsabilidades e ajudar na solução rápida de problemas. O coordenador é a fonte de motivação e garante que a produtividade da equipe seja alcançada.
Quem manda mais coordenador ou diretor?
O coordenador está um degrau abaixo do gerente/diretor na hierarquia organizacional. Ele também exerce função de liderança, mas sobre um grupo menor de pessoas.
Quem manda na escola coordenador ou diretor?
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, o diretor escolar é responsável pela gestão da escola, e suas ações devem ser guiadas por critérios de qualidade, eficiência e eficácia.
Quem está acima do diretor da escola?
Em Educação, três figuras são apontadas como responsáveis pela eficácia da escola: o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor de ensino.
Qual é a função do coordenador de organização escolar?
a que se refere o artigo 31 da Lei Complementar nº 1.374, de 30 de março de 2022. Atribuições: Gerir as atividades administrativas e os serviços de apoio aos alunos, aos servidores e às atividades pedagógicas, além de promover a melhoria da convivência e do clima escolar.
Quem manda na sala de aula o professor ou o diretor escolar?
Em sala de aula, no exercício de sua profissão, o docente é a autoridade máxima, sendo responsável pela condução das atividades.
Quais as competências do diretor?
Estruturar a operação do negócio de acordo com a missão, visão e valores da empresa. Implementar sua visão estratégica nas operações do negócio. Manter-se em contato com importantes fornecedores e parceiros. Buscar novas fontes de rentabilidade e oportunidades de negócio.
O que diz a LDB sobre a função do coordenador pedagógico?
3.3 As atribuições do coordenador pedagógico e sua atuação
O Artigo 64 da LDB, mais especificamente, vai mostrar como se dará a formação dos “profissionais da educação”, dentre eles o de Supervisão Escolar para atuação na Educação Básica, que se dará através dos cursos de Pedagogia ou em nível de pós-graduação.
Qual o cargo abaixo do coordenador?
A maioria das grandes empresas têm vários níveis hierárquicos, dentre eles estão o gerente, coordenador e supervisor.
Qual o valor do salário de um coordenador?
Salários do cargo de Coordenador – Brasil
A remuneração variável de Coordenador em Brasil é de R$ 20.000, variando entre R$ 12.000 e R$ 40.000. As estimativas de salários têm como base 22544 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Coordenador nessa localidade (Brasil).
Quem responde pela escola na ausência do diretor?
Substituir o diretor em sua ausência
A instituição, porém, não pode ficar um dia sem alguém no comando. O vice-diretor escolar deve então assumir esse papel até o retorno do diretor. Durante esse período, caberá a ele as tomadas de decisão.
Como um diretor de escola deve agir?
Um bom diretor escolar se preocupa com os detalhes
O diretor escolar tem o papel de cuidar das burocracias administrativas da instituição. E para que ele consiga exercer bem esta função, precisa conhecer a fundo todas as normas do ensino educacional, assim como as instruções e portarias referentes a esse sistema.
O que é preciso para ser coordenador escolar?
Quem pode ser coordenador pedagógico? Apesar de não existir uma formação específica exigida para o cargo de coordenador pedagógico, supervisor escolar e orientador educacional, o mais comum é encontrar profissionais formados em Pedagogia ou Licenciatura em alguma das áreas do saber.
Como deve ser o perfil de um diretor de escola?
Para atender aos desafios desse papel, o diretor escolar deve possuir não apenas competência acadêmica e conhecimento pedagógico, mas também aptidões em liderança, comunicação, resolução de problemas e gestão de pessoas. Ou seja, não é algo simples de se desenvolver.