Qual o papel do cálcio na musculatura?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Portanto o cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da proteína miosina na proteína actina. Como podemos verificar o cálcio é imprescindível para que aconteçam as contrações musculares.

A contração somente será possível caso íons de cálcio (Ca2+) sejam exportados dos retículos sarcoplasmáticos e façam uma ligação a troponina, sendo que esta movimenta os filamentos de tropomiosina, desbloqueando os sítios de ligação entre actina e miosina.

Uma vez no citoplasma, o cálcio interage com proteínas ali presentes. No citoplasma da célula muscular, há proteínas que são essenciais à contração muscular, como você já deve ter ouvido falar em actina, miosina, troponina e tropomiosina.

O cálcio é essencial para a mineralização de ossos e dentes e também está envolvido em funções como divisão celular, contração dos músculos, secreção de hormônios e coagulação sanguínea.

O processo de contração do músculo liso é ativado pelo íon cálcio e a combinação entre cálcio e calmodulina ativa a miosina quinase a qual fosforila as cadeias leves de miosina, que fixa os filamentos de actina e realiza a contração muscular.

Músculo liso
O sarcolema dessas células apresenta depressões denominadas cavéolas; essas cavéolas são reservatórios de íons cálcio utilizados no processo de contração dessas células.

Qual a função do cálcio no organismo? O cálcio é o principal constituinte dos ossos é essencial para o equilíbrio metabólico do corpo. Também atua como transporte para substâncias para as células, na contração muscular e coagulação do sangue.

Alterações nas concentrações de cálcio, fosfato e hidrogênio no interior da fibra muscular, bem como a diminuição de ATP disponível na célula durante a contração podem ser responsáveis pela alteração do mecanismo de pontes cruzadas.

O que é relaxamento muscular
Ele acontece quando há uma diminuição da concentração de cálcio nas células, responsável pela contração das fibras musculares, que ficam nesse estado de tensão devido a algum estímulo nervoso (seja físico ou emocional).

A contração muscular ocorre quando a actina desliza sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.

Resumindo, sendo força (F) e resistência (R):

  • Quando F > R, contração concêntrica;
  • Quando F < R, contração excêntrica;
  • Quando F = R, contração isométrica.

Contração muscular
As miofibrilas dos músculos estriados contêm quatro proteínas principais: miosina, actina, tropomiosina e troponina. Os filamentos grossos são formados de miosina e as outras 3 proteínas são encontradas nos filamentos finos. O estímulo para contração muscular é um impulso nervoso através de um nervo.

Para que aconteçam os movimentos do corpo, é necessário haver a contração dos músculos esqueléticos. O mecanismo de contração começa quando terminações nervosas entram em contato com o músculo esquelético em regiões denominadas de placa motora ou junção mioneural.

O cálcio é um mineral obtido através da alimentação, sendo o mais abundante no corpo humano e 99% desse mineral é encontrado nos ossos e nos dentes. Ele exerce funções estruturais e utiliza os ossos como reservatório, tornando possível a manutenção dos níveis de cálcio no sangue.

Ingestão de cálcio previne osteoporose e diminui risco de fraturas ósseas.

A associação entre vitamina D e cálcio é essencial para a saúde osteoarticular, pois um completa a função do outro.