Qual o papel do assistente social no acolhimento?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Nas instituições de acolhimento faz parte das atribuições do assistente social elaborar o Plano Individual de Acompanhamento – PIA que parte de um estudo diagnóstico que subsidiará a intervenção junto à família de origem e culminará com uma indicação para a situação da crianças e adolescente: retorno à família de ...

O que os Assistentes Sociais Fazem? Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.

Eles são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes, através de um processo de acolhimento, escuta sensível, construção e fortalecimento de vínculos. Conheça mais sobre a atuação e importância deles dentro desses espaços.

Etapas do Acolhimento

  • Precisa de atendimentos de rotina (vacina, farmácia) ou tem atividade agendada (consulta, coleta de exame, curativo) -> encaminhar para o local.
  • Quer marcar consulta -> avaliar necessidade de encaminhamento para escuta qualificada. Não precisa de escuta qualificada -> agendar a atividade demandada.

O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

O papel principal do assistente social é combater as injustiças e garantir que a população tenha acesso aos seus direitos. Realmente é muito emocionante exercer uma profissão tão importante para as pessoas, principalmente as que estão em vulnerabilidade social.

São instrumentos diretos:

  1. Entrevista. ...
  2. Visita. ...
  3. Acolhimento Social. ...
  4. Acompanhamento Social. ...
  5. Atendimento Social. ...
  6. Trabalho em Grupo. ...
  7. Dinâmicas de Grupo. ...
  8. Reunião.

Leis Ordinárias
Lei nº 8.742/1993- Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) - Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Lei nº 10.836/2004 - Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências. Lei nº 11.162/2005 - Institui o Dia Nacional da Assistência Social.

Algumas das situações mais comuns a ser demanda ao assistente social eram aquelas que de alguma forma interferiam na produção das empresas, seriam elas: absenteísmo, insubordinação, etilismo; e ainda conflitos familiares, dificuldades financeiras, doenças; controle e disciplinamento, tudo aquilo que de alguma forma ...

Podem trabalhar em instituições públicas ou privadas, nas áreas da saúde, educação, previdência social, habitação, assistência social e cultura.

“O assistente social ainda não tem um salário unificado no Brasil”, diz o autor, deputado Zé Vitor (PL-MG). Segundo ele, pesquisas na internet revelaram que a remuneração poderia variar de R$ 1.485 a R$ 3.586 em fevereiro de 2021.

Como desafios, podemos elencar aqueles referentes aos problemas de implementação, implantação, financiamento e gestão do SUS, fator este que, para ser compreendido, exige uma análise mais detalhada, fazendo-se necessário um resgate do processo de construção do sistema de saúde.

As principais atividades são o acolhimento aos pacientes e aos familiares, para orientá-los com relação às normas e regras do hospital; elaboração de instrumentos para o atendimento; recolhimento dos pertences, protocolando e entregando para a família para evitar a contaminação.

Na área de saúde as Assistentes Sociais confrontam com uma série de dificuldades enfrentadas pela população usuária. Nessa realidade, os profissionais de Serviço Social buscam recuperar o atendimento como forma de luta pela expansão da cidadania, a universalização e o acesso de todas as camadas sociais.

Sendo assim, o acolhimento deve ter um olhar mais específico para cada estudante. Há os que possuem rituais para comer, dormir e executar atividades, e todo esse comportamento deve ser compreendido e levado em consideração, adaptando a criança à nova rotina e respeitando seu tempo e seus limites.

4 atividades para Educação Infantil que promovem acolhimento e adaptação

  1. Atividade 1: Explorar o ambiente da escola. ...
  2. Atividade 2: Promova o convívio social das crianças da turma. ...
  3. Atividade 3: Máscaras com enfeites de bichinhos. ...
  4. Atividade 4: Contação de histórias.

O acolhimento significa a humanização do atendimento, o que pressupõe a garantia do acesso a todas as pessoas, à escuta de problemas de saúde do usuário, de forma qualificada, responsabilizando-se pela resolução do seu problema.

O acolhimento consiste na relação estabelecida entre o grupo escolar e os alunos com suas famílias, e que deve ser fortalecida para que um trabalho bem elaborado e consistente possa ser oferecido durante todo o ano.

Art. 5° - No exercício de sua profissão, o assistente social tem o dever de respeitar as posições filosóficas, políticas e religiosas daqueles a quem se destina sua atividade, prestando-lhes os serviços que lhe são devidos, tendo-se em vista o princípio de autodeterminação.

O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica, como também cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho.

Deve apresentar um breve histórico, desenvolvimento e análise da situação; Dependendo da sua finalidade, deve possuir um maior ou menor nível de detalhamento; Sua finalidade visa esclarecer e/ou subsidiar parte do registro a ser utilizado para elaboração de um laudo ou parecer social.