Qual o papel de um intercessor?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

O intercessor tem humildade, mas com ousadia luta em favor do seu semelhante. Podemos ver nas Escrituras que a necessidade do intercessor é várias vezes citada. Deus é um ser tão grande, bom, maravilhoso, santo, justo, mas Ele permite que passemos por situações que exigem uma resposta.

O Ministério de Intercessão possui três pilares de sustentação que direcionam o exercício ministerial dos intercessores, que são:a espiritualidade, o pastoreio e a formação.

Intercessora é o feminino de intercessor. O mesmo que: medianeira, intermediária, mediadora, mediatária.

Quando oramos, nos conectamos com Deus com as mais diversas intenções possíveis: agradecer, pedir por uma benção, um milagre ou uma orientação. A oração é, na maioria das vezes, mais pessoal. A intercessão é colocar-se em oração por outra pessoa; é criar uma ponte entre aquele que precisa da oração e Deus.

O ministério da intercessão (Salmos 113.4-6)

Interceder, como consta no dicionário Michaelis, significa "ser intermediário a favor de alguém; intervir" e "pedir, rogar por outrem ou por alguma coisa". Portanto, a intercessão evangélica diz respeito a uma pessoa orando em favor de outra, ou seja, se colocando na posição de intercessor entre uma pessoa e Deus.

Comece sua oração
Uma boa maneira de começar é se dirigir nominalmente a Deus. Você pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.

Refere-se principalmente ao ato de interceder, sendo sinônimo de intervenção, interferência, intromissão e ingerência. Pode significar também um pedido em favor de alguém, ou seja, uma súplica, rogo, petição e solicitação. A palavra intercessão é muito usada no âmbito religioso.

As reuniões da equipe de intercessão deverão ser semanais, sempre em dia e horário diferentes das da reunião de oração. Não há uma autoridade entre os intercessores, pois todos devem buscar a humildade e a vontade de Deus através da revelação do Espírito.

Orar pelo inimigo é algo que pode no mínimo libertar da raiva. Pode também fazer com que seu inimigo tenha uma outra atitude em relação a você. Precisa orar com sentimento? Ou seja, é preciso orar não tendo raiva do inimigo para que a oração funcione?

Interceda vem do verbo interceder. O mesmo que: acuda, advogue, medeie, peça, rogue, solicite, suplique.

Um intercessor é aquele que toma o lugar e/ ou invoca a favor de outra pessoa. Uma Bíblia de estudo define intercessão como "oração santa, de fé e perseverante através da qual alguém invoca a Deus a favor de outra(s) pessoa(s) que desesperadamente precisa(m) da intervenção de Deus".

Significado de Intercessão
Ação que interfere no desenvolvimento de outra; mediação, intervenção: venceu o debate com a intercessão do professor. Etimologia (origem da palavra intercessão). Do latim intercessio. onis, "intervenção".

Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

A oração convida o Espírito Santo a estar presente em sua vida. Ao orar diariamente, você convida o Espírito Santo para estar com você, consolá-lo e orientá-lo. O Espírito Santo pode lhe dar respostas, ajudá-lo a sentir o amor de Deus e trazer um sentimento de paz e alegria ao coração.

Fale claramente quando você orar em línguas. Permita que o Senhor lhe faça seu instrumento plenamente. Deixe sua boca e língua se movimentarem de acordo com a vontade do Senhor e não murmure. Não se preocupe se a sua língua parece gaguejada ou repetitiva (Isaías 28:11).

Origem da intercessão de Maria
Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).

34 Quem os condenará? É aCristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do aamor de Cristo?

18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

por que rezar pelos outros? Santo Tomás de Aquino nos apresenta três motivos principais. Primeiro, porque a oração coletiva é mais facilmente atendida. Afinal, Jesus nos ensinou que, onde dois ou mais estiverem reunidos, ele mesmo fará parte do grupo, sustentando-o e intercedendo por ele (Mt 18,20).

“Poderoso Deus, antes de ir dormir eu te peço: conceda-me bons sonhos, por favor! Repreenda todos os pesadelos e sonhos ruins que possam vir. Pela tua bondade, oh Pai! Eu lanço aos pés da cruz toda ansiedade do meu coração, os traumas da vida e as investidas do maligno.