Qual o papel de Ofélia em Hamlet?

Perguntado por: nmata4 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ofélia, personagem da peça Hamlet, representa o papel da mulher na sociedade dos primórdios do século XVII, reflete também o papel da mulher na literatura, traçando sua submissão e ingenuidade em contraste com uma mulher forte e determinada, isto é, a sua luta entre força social e força natural.

Hamlet assassina Polônio, conselheiro de Cláudio e pai da bela Ofélia, pensando ter matado o tio. Louca após a morte do pai e a rejeição de Hamlet, Ofélia se suicida.

Ofélia é personagem secundária, mas não passa despercebida na obra de Shakespeare. Circunscrita pelo poder patriarcal, recebe referências do pai e do irmão e, depois, do seu amor Hamlet.

Polônio era pai de Ofélia (que Hamlet supostamente amava), e de seu amigo Laertes. Ofélia se suicidou, tentou-se negar-lhe uma sepultura.

Ofélia suicida-se por Hamlet, que não é, de modo algum, responsabilizado. Cabe a ela a responsabilidade sobre seu suicídio, já que em nenhum momento a culpa é posta em ninguém, além dela mesma.

A partir do pedido por vingança, Hamlet luta consigo mesmo sabendo que terá de vingar o pai - a honra cristã não aceitaria menos do que isso -, mas tendo consciência de não ser ele um assassino. A loucura que lhe toma a mente é fruto desse impasse.

“Ser ou não ser, eis a questão” é a mais famosa frase dita por Hamlet durante o monólogo da primeira cena do terceiro ato na peça de Shakespeare. Existir ou não existir, em última instância, viver ou morrer.

" A vida é o que acontece quando você está ocupado fazendo outros planos " . "... ler Hamlet reelabora nossos mundos e nossas concepções sobre o que somos, o que não devemos ser e aquilo a que aspiramos ser."

O constructor do cadafalso, porque sobrevive a innumeros hospedes.

O espectro diz a Hamlet que é o espírito de seu pai morto, e revela que Cláudio o matou com um frasco venenoso, despejando o líquido em seus ouvidos.

Significa ofídio, serpente, cobra. Revela diferença e autonomia. É próprio mulheres que vivem a vida de uma maneira independente e autônoma, sem ligar a modos, convenções ou caprichos sociais.

Hamlet é a obra de Shakespeare que mais ganhou destaque. A tragédia é baseada num príncipe que busca vingar a morte de seu pai, com uma densa narrativa reflexiva sobre conflitos de família, amores, loucura e sanidade, filosofia, poder, moralidade e todas as circunstâncias da condição humana.

A armadilha toda é descoberta e furioso com a trama de seu Tio, Hamlet obriga Cláudio beber toda a taça de vinho envenenado a força, morrendo no mesmo instante. Ao final de toda a peça, Hamlet vinga a morte de seu pai, mas acaba sendo morto à custa do ferimento da espada envenenada, juntamente com sua mãe e Laertes.

  • Ofélia
  • Cláudio
  • Polónio
  • Laertes
  • Príncipe Hamlet
  • Gertrudes