Qual o papel de ética no desenvolvimento da ciência?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Neste contexto, a ética tem o papel de balizar as ações dos cientistas de modo que os riscos, erros e até mesmo a má-conduta em procedimentos como os citados acima sejam evitados, sempre colocando a obtenção de conhecimentos para a preservação da vida e do bem-estar como finalidade última dos estudos científicos.

Os alcances da ética da ciência vão além da investigação médica e as pessoas, compreendem o ambiente e todos seus componentes, ou seja, a continuidade da vida neste planeta, incluindo a preservação da biodiversidade, e também tocam à utilização pacífica dos avanços da ciência e a tecnologia.

A ética em pesquisa se baseia nos três princípios fundamentais abaixo: Respeito pelas pessoas. Beneficência. Justiça.

Respeitar a propriedade intelectual, a privacidade e a confidencialidade, e atribuir o devido crédito por quaisquer contribuições de outros pesquisadores. Apoiar práticas irresponsáveis de publicação. O seu objetivo principal deve ser o avanço da ciência e o compartilhamento dos seus conhecimentos dentro da comunidade.

OBJETO E OBJETIVO DA ETICA
A Ética, enquanto ramo do conhecimento, tem por objeto o comportamento humano do interior de cada sociedade. O estudo desse comportamento, com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacífica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objetivo da ética.

A ética em pesquisa nas Ciências Humanas é um campo em construção e sob intensa disputa no Brasil. Dentro do que se compreende como Humanidades, há uma variedade de disciplinas, técnicas e métodos que ora aproximam o debate do campo da ética biomédica na pesquisa, ora o distanciam14.

Ética é uma disciplina da filosofia que busca entender o modo como o ser humano deve agir com base na análise da moral, dos hábitos e dos costumes de uma sociedade. Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum.

Assim, os cientistas, ao produzirem determinados conhecimentos, devem ter consciência das responsabilidades que terão que assumir face as suas aplicações e não podem se eximir delas, na medida que podem prever os perigos que corre a humanidade, se determinados tipos de pesquisas forem realizadas.

A importância da ética em pesquisas que envolvam seres humanos deu-se a partir da necessidade de conduzir as ações de pesquisa pelo pesquisador no desenvolvimento das mesmas, manter a segurança, o direito e a dignidade do pesquisador, mas principalmente do sujeito envolvido na pesquisa ou pesquisado, devido à ...

A "ética científica" busca avaliar a plausibilidade da adoção de certos princípios éticos e normas sociais. II. A ética também estuda a ciência – especialmente, as normas éticas que vigoram na comunidade científica. Ela também estuda o impacto ético de certos estudos que são feitos com animais e humanos.

O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.

O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos.

Na Antiguidade. Ligado à filosofia, o conceito de ética surge na Grécia Antiga durante o século V a.C. Em um contexto de intensa reflexão a respeito das regras de convívio social, os pensadores gregos buscavam entender o funcionamento do regime de comportamento humano.

A imparcialidade e a autonomia são tidas como ideais e valores das práticas científicas, que nem sempre podem de fato manifestar-se bem.

Ética teleológica: Analisa e reflete as consequências possíveis de uma ação. O comportamento ético está fundamentado em seu objetivo, em sua finalidade. Ética teológica ou cristã: A ética está fundamentada na fé. Os princípios éticos e a orientação para as ações humanas encontram-se explicados na Bíblia.

O conceito de ética está relacionado à quando questionamos o nosso modo de viver, socialmente e moralmente. É através do conceito de ética que definimos o que seria certo ou errado, bem ou mal, quando agimos.

A ética em termos de ciência pode ser vista como a área de estudo de valores morais de um grupo de pessoas ou de uma pessoa em individual.

Pela Ética as pessoas precisam pensar sobre suas ações, colocando a razão acima das emoções, procurando a felicidade individual e coletiva, porque o ser humano vive em grupos e as suas atitudes devem visar ao bem e a felicidade de todos.