Qual o papel da sociedade no desenvolvimento sustentável escolha uma?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O papel da sociedade na questão de desenvolvimento sustentável é de preservar o máximo de recursos possíveis para que se possa ter condições mínimas de vida para as sociedades atuais e futuras.

Sociedade Sustentável é aquela que busca o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. Sociedade sustentável é aquela que consegue suprir suas necessidades de produção, consumo e crescimento sem comprometer as bases para o desenvolvimento das futuras gerações.

Sendo assim, algumas pequenas atitudes podem contribuir para minimizar tais problemas ambientais, dentre as quais se podem destacar: economizar energia; economizar água; reciclar e reutilizar os resíduos sólidos, evitar desmatamentos, dentre outras.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com toda certeza, ao adotar ações sustentáveis, os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras. O sol é um recurso abundante e não se reduz com o seu uso para geração.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

A importância da sustentabilidade empresarial é que a empresa se compromete a usar os recursos naturais com responsabilidade, investir no bem-estar do planeta e garantir que todos os envolvidos em seus processos sejam tratados de forma justa.

Os princípios do desenvolvimento sustentável são, o social, o ambiental e o econômico. São 3 pilares muito importantes a se ter em mente para entender de uma vez por todas o desenvolvimento sustentável, de uma maneira mais clara e organizada.

Utilize mais transporte público e outros meios que não poluem o meio ambiente, como bicicletas e patinetes elétricos. Comece a caminhar mais também!

Para alcançar o desenvolvimento sustentável, devem-se vencer três grandes desafios, interconectados: garantir a disponibilidade de recursos naturais; não ultrapassar os limites da biosfera, para assimilar resíduos e poluição; e reduzir a pobreza no mundo.

aumento da qualidade de vida; melhora da economia; preservação do meio ambiente e dos recursos naturais; diminuição da ocorrência de desastres ambientais.

Veja algumas ações sustentáveis para serem colocadas em prática: Reduza o consumo de água = feche a torneira na hora de escovar os dentes e lavar a louça, também diminua a quantidade de água derramada na hora do banho; Economize energia = tire da tomada os eletrodomésticos que não estão sendo utilizados no momento.

Exemplos de Sustentabilidade

  • Economia de água;
  • Evitar o uso de sacolas plásticas;
  • Reduzir o consumo de carne bovina;
  • Preferência por consumir produtos biodegradáveis;
  • Separar o lixo para coleta seletiva;
  • Reciclagem;
  • Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas. Adotar transportes coletivos ou caronas.

O conceito clássico de desenvolvimento sustentável é: “Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”.

Um mundo sem pobreza, fome, doença e com acesso universal à educação de qualidade, proteção social, água potável, saneamento, agricultura sustentável, igualdade de gênero, entre outras melhorias.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

“Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata mais simplesmente de ações como não jogar lixo na rua, mas mudar a forma como percebemos a sociedade, adaptando nossos hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis”, explica a especialista.

O que é Desenvolvimento Sustentável para Empresas? Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente da ONU, o desenvolvimento sustentável para empresas é aquele que é capaz de suprir todas as necessidades da geração atual, sem que haja qualquer tipo de comprometimento na capacidade de atender gerações futuras.

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

Os três principais pilares do desenvolvimento sustentável são o social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma harmoniosa.