Qual o papel da secreção?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O papel da secreção é remover essas moléculas. A remoção de íons hidrogênio, potássio e amônia estão entre os processos de secreção mais importantes. Medicamentos e macromoléculas também são secretados.

Definem-se como secreção as substâncias produzidas pelas células a partir de outras substâncias presentes na corrente sanguínea. O tecido epitelial glandular é a estrutura responsável pela produção e liberação das secreções.

O termo “secreção” tanto pode ser usado para designar substâncias úteis ao organismo expelidas pelas células como o próprio ato de eliminar essas substâncias. Por exemplo, a saliva é a secreção das glândulas salivares, o leite é a secreção das glândulas mamárias, e assim por diante.

Significado de Secreção
substantivo feminino Ação ou efeito de secretar. [Fisiologia] Desenvolvimento e/ou descarga (numa glândula, órgão, organismo etc) de certas substâncias para o meio externo. [Fisiologia] Essa substância que foi expelida e/ou secretada.

São eles: as Glândulas Salivares, o Fígado, Vesícula Biliar e o Pâncreas.

É responsável por enviar substâncias sintetizadas no interior celular para o meio extracelular, em um processo conhecido como Secreção Celular (exocitose). Além disso, também desempenha a função de distribuir, empacotar e modificar proteínas. Um exemplo disso é a adição de açúcares, processo chamado de glicosilação.

  • Corrimento branco. ...
  • Corrimento cinza. ...
  • Corrimento amarelo. ...
  • Corrimento esverdeado. ...
  • Corrimento marrom. ...
  • Corrimento rosado. ...
  • Corrimento transparente.

O complexo golgiense é uma importante organela das células eucariontes e apresenta-se em maior quantidade naquelas especializadas no processo de secreção. É nessa organela que muitas substâncias produzidas no retículo endoplasmático, como proteínas, são modificadas, armazenadas e endereçadas.

De acordo com Barros, doenças respiratórias, como a sinusite e a rinite, sempre aumentam a secreção do muco. "Asma, amidalite, bronquite, gripe, pneumonia e resfriado, todas elas aumentam a quantidade de catarro produzida pelo corpo", destaca, acrescentando que essas doenças geralmente provocam congestionamento nasal.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).

Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.

4A diferença entre muco e secreção é que, o muco é uma produção natural do organismo, enquanto a secreção é provocada por algum problema ou doenças.

As secreções tidas como normais podem se apresentar brancas ou amareladas e pastosas quando secam na roupa íntima. No período menstrual, a secreção é comum, e muitas pessoas percebem que o volume aumenta durante a primeira fase do ciclo. Além disso, a vagina produz mais fluido durante a excitação sexual.

As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial que eliminam secreções.

Anatomia do Intestino Delgado
É a parte mais larga e mais extensa do intestino delgado. Nele são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas.

Significado de Expectorante
substantivo masculino Medicamento que facilita a expulsão das secreções; aquilo que ajuda na expectoração, na eliminação das secreções.

Descrição. As proteínas podem ser secretadas, ou transferidas para fora da célula, por múltiplas vias. A secreção constitutiva é um desses processos. Na secreção constitutiva as proteínas são continuamente sintetizadas e secretadas pela célula, independentemente de sinais ou fatores externos.

A secreção regulada é um desses processos. Na secreção regulada as proteínas são secretadas pela célula em grandes quantidades quando um sinal específico é detetado. Até lá, ficam armazenadas em vesículas secretoras junto à membrana celular.

É o Complexo de Golgi a Organela Celular responsável por armazenar, empacotar e secretar (eliminar) substâncias. Dão origem ao acrossomo, bolsa na cabeça do espermatozoide que permite a fecundação.