Qual o papel da rainha da Inglaterra nos dias de hoje?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

No Reino Unido, o monarca é o chefe de Estado com um papel cerimonial e estritamente apolítico, cabendo-lhe nomear o primeiro-ministro indicado pelo Parlamento e assinar formalmente as leis aprovadas pelo Legislativo (desde 1708, o consentimento real nunca foi negado) e as nomeações oficiais.

Hoje em dia a rainha também tem como função governamental abrir e dissolver o Parlamento Britânico, que por sua vez forma um governo em seu nome.

Foi a rainha que instituiu a transmissão televisiva de eventos da monarquia, a começar pela coroação dela, a primeira a ser televisionada. Elizabeth também quebrou alguns protocolos da monarquia e instituiu a “caminhada entre os plebeus”, um ato de cumprimentar cidadãos dos países em que ela visitava.

O direito primário é aprovado pelo Parlamento do Reino Unido, em Londres. Antes de se tornar lei, um projeto de lei (Bill) deve ser aprovado pelas duas câmaras do Parlamento: a Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes.

Desses 56 países, 14 ainda mantêm o monarca do Reino Unido como chefe de Estado. São eles: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu.

A manutenção da monarquia britânica na sociedade contemporânea pode ser explicada, de acordo com historiadores e especialistas no tema, pelo forte caráter identitário que ela carrega, uma vez que é um reflexo vivo da história e da tradição do Reino Unido.

Com a morte da rainha, quem assume o trono do Reino Unido e dos outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, é o seu filho mais velho, o príncipe Charles, que recebe o título de Charles III. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei.

Tradição, marketing e capacidade de se adaptar aos novos tempos fazem da dinastia chefiada pela rainha Elizabeth um sucesso em pleno século 21.

O regime em vigência no Reino Unido é a monarquia parlamentarista. Nele, a figura do rei exerce a função de chefe de estado, com uma função diplomática, sendo o primeiro-ministro, eleito pelo parlamento, o chefe de governo. É a ele cabe as decisões que vão impactar diretamente a vida das pessoas que vivem lá.

A rainha é uma monarca constitucional. Isso significa que embora seja a chefe de Estado, seus poderes são simbólicos e cerimoniais, e ela permanece politicamente neutra.

O Reino Unido é uma monarquia constitucional na qual o monarca reinante (ou seja, o rei ou a rainha que é o chefe de Estado em dado momento) não toma nenhuma decisão política aberta por conta própria. Todas as decisões políticas são tomadas pelo governo e pelo Parlamento do Reino Unido.

Veja 7 castelos e palácios da família real no Reino Unido.

8 Coisas que NÃO são de graça na Inglaterra, mas no Brasil sim

  • 1 – Encher pneu. Em vários postos de gasolina no Brasil existem máquinas de calibragem de pneus que você utiliza após abastecer ou gratuitamente. ...
  • 2 – Universidade. ...
  • 3 – Sacolas. ...
  • 4 – Dirigir em Londres. ...
  • 5 – Imposto da TV. ...
  • 6 – Banheiro. ...
  • 7 – Atravessar pontes.

Uma conseqüência deste sistema é que a idade média de conclusão do curso secundário varia de Estado para Estado. . O Reino Unido oferece a situação excepcional de possuir uma Constituição não-escrita. Diz-se que é não-escrita porque muitas importantes regras constitucionais não estão expressas formal- mente.

Em todas estas áreas em vermelho é proibido andar na rua com bebidas alcoólicas. Londres tem a fama de cidade mais vigiada do mundo, por causa de todas as câmeras espalhadas em espaços públicos e privados da cidade.