Qual o papel da mitocôndria no metabolismo celular?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.

Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas, como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial.

As mitocôndrias são organelas celulares relacionadas com o processo de respiração celular. São frequentemente referidas como “casas de força” das células, pois, por meio do processo de respiração celular, uma grande quantidade de ATP é gerada.

O metabolismo celular é dividido em anabolismo e catabolismo. O anabolismo compreende as reações de armazenamento de energia, ocorrendo a síntese de compostos. É a fase sintetizante do metabolismo. O catabolismo compreende as reações de liberação de energia, a partir da decomposição de moléculas.

Principais contribuições das mitocôndrias
Como citado anteriormente, essa organela é responsável pelo fornecimento de energia ao metabolismo, isso através da geração de moléculas de ATP, o que torna a mitocôndria nossa casa de força.

Essas reações podem estar relacionadas com a síntese de compostos orgânicos ou sua quebra para fabricar ATP e são todas coordenadas por enzimas. Percebe-se, portanto, que o metabolismo é fundamental para a manutenção de todas as atividades do nosso organismo.

A principal função das mitocôndrias é oxidar ácidos orgânicos, ácidos graxos e aminoácidos, fabricando dióxido de carbono (CO2) e água.

Resposta verificada por especialistas
Olá! A mitocôndria compreende uma organela citoplasmática com a função de produção de energia. Por meio dela, as células são capazes de realizar seus processos bioquímicos básicos, que permitem que exista uma funcionalidade dentro das células.

Por que mitocôndrias sao mais numerosas em células com atividade metabólica mais intensa? Porque essas organelas são necessárias para a respiração celular e produção de energia (trifosfato de adenosina), portando, células com maior atividade metabólica exigem mais mitocôndrias.

Presente em células eucarióticas
As mitocôndrias têm a responsabilidade de transportar energia para as células. Os aspectos dessa organela podem variar de forma, tamanho e a quantidade. Elas são encontradas em células presentes no coração, nos sistemas nervoso e muscular.

A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas. A respiração ocorre em três etapas básicas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.

Fígado – é importante porque faz o controle de qualidade dos nutrientes. Pâncreas – é muito importante porque é a glândula responsável pela produção dos hormônios: insulina e glucagon. Tecido adiposo – é importante porque armazena lipídios (reserva para o corpo, caso ele fique sem energia).

O metabolismo energético compreende o conjunto de reações que envolvem trocas energéticas no organismo. Para que essas reações ocorram, são necessários substratos energéticos, que são provenientes da alimentação. As principais fontes de energia utilizadas nessas reações são os carboidratos, os lipídios e as proteínas.

O metabolismo pode ser dividido em: Anabolismo: Reações químicas que permitem a formação de moléculas mais complexas. São reações de síntese. Catabolismo: Reações químicas para a degradação de moléculas.
...
Saiba mais, leia também:

  • Metabolismo.
  • Anabolismo e Catabolismo.
  • Metabolismo Celular.
  • Reações químicas.
  • Bioquímica.
  • ATP.

Desde a década de 60 sabe-se que os hormônios tireóideos aumentam a atividade da a-GPG mitocondrial, nos mesmos tecidos em que aumenta o consumo de oxigênio.

4 maneiras de estimular naturalmente suas mitocôndrias

  1. Exponha-se ao sol e harmonize-se com o ciclo circadiano. O sol é um dos mais potentes estimuladores mitocondriais em nosso arsenal para saúde e bem-estar. ...
  2. Jejum intermitente. ...
  3. Movimente-se mais. ...
  4. Utilize boas gorduras como combustível.

Estudos demonstram que esse processo pode ser revertido através da prática regular de atividade física, com um benefício maior quando aeróbica. A função mitocondrial está associada com a capacidade aeróbica, de resistência e também com a resistência à insulina.

A maior parte da informação genética está acumulada no DNA do núcleo. Esta estrutura, além de conter a informação genética da célula, também controla o metabolismo celular por meio da transcrição do DNA nos diferentes tipos de RNA (Mesquita, 1981; Junqueira & Carneiro, 2000).

As reações que compõem o metabolismo podem ser classificadas em dois grandes processos metabólicos: o anabolismo e o catabolismo.

O metabolismo pode ser dividido em duas "fases": catabolismo e anabolismo.