Qual o papel da Casai?

Perguntado por: emodesto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

De acordo com a Portaria Nº 1.801, de 9 de novembro de 2015, a CASAI é o estabelecimento responsável pelo apoio, pelo acolhimento e pela assistência aos indígenas referenciados à Rede de Serviços do SUS para realização de ações complementares de atenção básica e de atenção especializada.

O DSEI é uma unidade organizacional da FUNASA e deve ser entendido como uma base territorial e populacional sob responsabilidade sanitária claramente identificada, enfeixando conjunto de ações de saúde necessárias à atenção básica, articulado com a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), para referência e contra- ...

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) é o órgão indigenista oficial, vinculado ao Ministério da Justiça, responsável pela coordenação das ações do governo federal destinadas a assegurar os direitos constitucionais dos povos indígenas no país.

Os trabalhadores e profissionais da saúde indígena atuam em áreas de muito difícil acesso, sob condições de trabalho extremas, passam horas ou dias dentro de embarcações para fazer a saúde acontecer dentro dos territórios indígenas. Lá, permanecem por um longo período sem energia elétrica e comunicação.

Criada em 19 de outubro de 2010, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS) chega aos 12 anos levando saúde aos povos originários do Brasil. A secretaria foi organizada para assumir as responsabilidades de atenção básica e saneamento da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O objetivo principal é garantir educação escolar de qualidade e ampliar a oferta das quatro séries finais do ensino fundamental, além de implantar o ensino médio em terras indígenas. 3. Produção de material didático específico em línguas indígenas, bilíngues ou em português.

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o subsistema de atenção à saúde indígena (SASI) e a Política de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) foram criados como estratégia para garantir o acesso à saúde aos povos indígenas.

Para participar do processo seletivo é preciso ter, no mínimo, ensino médio ou ensino técnico completo e os candidatos passarão por três etapas: inscrição, avaliação curricular e de títulos e entrevista. Não se trata de concurso público, a contratação é pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A base de organização da saúde indígena são os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI): unidades descentralizadas que organizam o atendimento regionalmente.

Em 1999, houve a primeira modificação na estrutura da Funasa. Foi criado o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) em todo o país.

Em poucas palavras, trata-se de resolver os problemas dentro do território e montar um sistema de saúde baseado na diversidade de culturas e comunidades e em variáveis sociais e epidemiológicas. Isso significa abandonar o modelo baseado em um indivíduo, um caso clínico ou uma determinada patologia.

Infraestrutura comunitária: construção de abrigos para indígenas infectados e casas tradicionais, feitas com matéria prima da própria Terra Indígena; manutenção de estradas que dão acesso às aldeias; aquisição de materiais para o armazenamento e distribuição de água, e deu suporte a projetos de fornecimento de energia ...

Sensíveis às enfermidades trazidas por não-índígenas e, muitas vezes, habitando regiões remotas e de difícil acesso, as populações indígenas são vítimas de doenças como malária, tuberculose, infecções respiratórias, hepatite, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.

Salário: R$ 2.567,55. Após a contratação, o DSEI irá capacitar a Equipe de Resposta Rápida para atuação em contexto intercultural e em relação às normas, protocolos, boletins e outros informes publicados pela SESAI e Ministério da Saúde relacionado à saúde indígena e ao enfrentamento da COVID-19.

A descontinuidade do cuidado somada à carência e alta rotatividade de profissionais, assim como a necessidade de estabelecer diálogos interculturais que promovam a articulação com saberes tradicionais, são fatores que desafiam a efetividade da PNASPI.

Médico, dentista, enfermeiro e técnico ou auxiliar de enfermagem são os profissionais que, além dos AIS, compõem as equipes multiprofissionais de saúde indígena.

Lei nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990
O capítulo V da norma trata do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

No Brasil, são 34 DSEI divididos estrategicamente por critérios territoriais, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas. Não obedece os limites dos estados. Sua estrutura de atendimento conta com unidades básicas de saúde indígenas, polos base e as Casas de Saúde Indígena (CASAI).