Qual o pão com menor índice glicêmico?

Perguntado por: lgois . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O pão integral é um ótimo substituto do pão branco — que, por sua vez, tem um índice glicêmico de 75. Isso porque o pão integral tem um índice de apenas 43.

A linha Pullman SEM AÇÚCAR traz pães que vão te ajudar no cuidado com a sua alimentação. São pães integrais, que não contém açúcares e gorduras trans e ainda tem baixo teor de gorduras totais e saturadas. O Pão Sem Açúcar 12 Grãos da Pullman é fonte de fibras, para deixar seu café da manhã ainda mais nutritivo.

Se após congelado, você esquentar o pão, fazendo uma torrada dele, consegue-se reduzir mais 25% do efeito dele na glicemia.

A linha Pullman SEM AÇÚCARES traz pães que vão te ajudar no cuidado com a sua alimentação. São pães integrais, que não contém açúcares e gorduras trans e ainda tem baixo teor de gorduras totais e saturadas.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

pão integral

O integral é a melhor opção. Mas não é todo dia que a gente quer comer o pão integral. Então, vai comer o pão francês, fazer uma boa combinação pão francês com um pouco de manteiga, que é gordura, dar uma segurada. Se puder tirar o miolo, vai ajudar também lembrando que o pão ele tem um alto índice glicêmico.

Índice glicêmico é o quanto um alimento pode elevar sua glicose logo após a ingestão. Como o pão integral possui baixo índice glicêmico, é ideal que seja consumido por diabéticos e atletas no pré-treino, uma vez que não aumenta tanto a glicemia após a ingestão e também vai liberando a glicose aos poucos.

A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo. Como citado acima, a banana é uma excelente fonte de vitamina B6 e uma boa fonte de vitamina C, fibras, potássio, cobre, magnésio e manganês.

Farinha processada x Farinha Integral
Para começar, entenda que pães 100% integrais são aqueles que não contém em sua fórmula a farinha de trigo comum, aquela branca e bem fininha que todos bem conhecemos.

A relação de ingredientes sempre é apresentada em ordem decrescente de quantidade, ou seja, quando se trata do pão integral, o primeiro item da lista deve ser a farinha de trigo integral. Então, quanto a dúvida “como saber se o pão é realmente 100% integral?”, basta verificar na lista de ingredientes.

Não. Como qualquer outro tipo de pão, por conter amido, que se transformará em açúcar no sangue, não podendo ser usados à vontade. Podem ser consumidos, porém em pequenas quantidades.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

Goiaba

Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer.

5 frutas para diminuir glicemia alta e glicose

  1. Morangos. Os morangos têm menos calorias e três vezes mais vitamina C do que as outras frutas em geral. ...
  2. Amoras. As amoras são repletas de antioxidantes, ricas em fibras e vitamina C, além de possuir poucos carboidratos e açúcar. ...
  3. Abacate. ...
  4. Arandos ou oxicoco. ...
  5. Mirtilos.

Então, se consumido além do recomendado, o pão integral pode ser um vilão para quem está em dieta de emagrecimento. Por isso, contanto que o recomendado de duas fatias seja seguido, é possível comer pão integral todos os dias.

pão integral

1 – O pão integral é mais saudável que o pão branco.
Segundo Azevedo, sim, o pão integral é bem mais interessante nutricionalmente, justamente pela sua maior concentração de micronutrientes. Porém, é possível adotar os dois tipos em um plano voltado para o emagrecimento, embora o integral seja, de fato, mais saudável.