Qual o país que usa lenço na cabeça?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Seu uso é tradicional no Irã e foi popularizado no Ocidente após a Revolução Islâmica. Atualmente também é utilizado em países como Líbano, Iraque, Bahrein e Arábia Saudita.

Keffiyeh é o nome mais comum que se dá ao lenço que os árabes usam na cabeça. Sua origem remonta aos povos nômades da Península Arábica que usavam lenços para se proteger do sol e da areia. Feitos de algodão, eles tinham cores diferentes e também serviram para identificar as tribos.

Reconhecemos uma muçulmana mais facilmente pelo uso do véu, então o véu re-vela o fato de que essa mulher é uma religiosa. Ao mesmo tempo em que o véu é uma “proteção”, como afirmam os muçulmanos, ele também se torna um elemento fundamental para o reconhecimento da diferença.

Segundo os especialistas, a retirada do hijab não é um protesto contra o Islã –religião muçulmana– mas sim contra as leis que obrigam o uso do véu. “Não se trata delas argumentarem que querem um país secular [Estado laico] ou que não são muçulmanas.

muçulmanas

Burca é uma peça do vestuário tradicional das mulheres muçulmanas, principalmente as afegãs, e que é caracterizada por cobrir todo o corpo, o cabelo e o rosto.

Apenas o rosto da mulher fica de fora do véu. Ele pode ser decorado e estampado, porém costuma ser preto. Seu uso é tradicional no Irã e foi popularizado no Ocidente após a Revolução Islâmica. Atualmente também é utilizado em países como Líbano, Iraque, Bahrein e Arábia Saudita.

Também chamado de Guthra ou Gutra, é o lenço na cabeça usado pelos homens, feito de algodão, tem origem beduína, usado para proteger do calor. Em geral são brancos, mas alguns homens também usam em vermelho e branco ou preto e branco. A maneira de amarrar pode mudar conforme o status e importância da pessoa.

A prática do hijab no Brasil pode atender ao propósito de busca por capital simbólico e respeito por parte das convertidas, em relação aos seus irmãos de fé imigrantes (Castro. (2013), The Construction of Muslim Identities in Contemporary Brazil.

A primeira é uma espécie de touca, que cobre a cabeça de forma bem justa, e a segunda é um véu que veste sobre a primeira, cobrindo também o pescoço e frequentemente chegando até os ombros.

Em árabe, a palavra "hijab" significa "cobertura". É um termo bastante popularizado no Ocidente para designar qualquer tipo de véu. Na verdade, o hijab é todo o véu que cobre a cabeça e o pescoço. Pode ser encontrado em diferentes cores e estampas.

Keffiyeh é o nome mais comum que se dá ao lenço que os árabes usam na cabeça. Sua origem remonta aos povos nômades da Península Arábica que usavam lenços para se proteger do sol e da areia.

Keffiyeh – Wikipédia, a enciclopédia livre.

É muito romântica, e gosta de ser cortejada. Algumas mulheres com culturas diferentes vão escolher o marido com base na estabilidade financeira que ele pode promover, ou nem vão pensar nisso enquanto não tem carreira estável. Mulheres brasileiras embarcam em sentimento.

Significado Biblico e Cristão do uso do véu :
Segundo a bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres (Cant 4:1), sendo, também, considerado sinal da subordinação da mulher ao marido.

Na religião cristã "tomar o véu" significa um afastamento do mundo e uma aproximação de Deus, mas o véu também cobre, nas religiões de tradição semita, o rosto de Deus e foi por esta razão que Moisés cobriu o seu rosto quando falou na Palavra de Deus ao povo hebreu.

A tradição islâmica afirma que tudo, exceto mãos e pés – além de muitos incluírem rosto – deve ser coberto. A interpretação parece uma contradição, pois se o corpo inteiro precisa ser coberto, não haveria sentido a especificação no livro sagrado sobre cobrir os seios separadamente.

Por baixo, os homens costumam usar uma espécie de pano enrolado na cintura, para evitar transparências. Em público, as mulheres usam abayas, longas vestes pretas que cobrem suas roupas comuns. Algumas têm detalhes como bordados nas mangas e na barra, mas a maioria é lisa.

Vestimenta Árabe
Geralmente, por influência religiosa, os povos árabes tendem a cobrir mais o corpo do que os Ocidentais. As altas temperaturas também fazem necessário o uso de véus e turbantes a fim de proteger o rosto e a cabeça.

A de cor branco e vermelho remete ao patriotismo. A branca indica pureza, enquanto a preta, liberdade.

Os muçulmanos contam o tempo a partir da ida do fundador da sua religião, Maomé, da cidade de Meca para Medina. No ano 622 depois de Cristo. Os cristãos, contam o tempo a partir do nascimento de Cristo. O calendário cristão é o mais usado no Brasil.

Foram os cristãos, por volta do terceiro/quarto século, que estabeleceram a tradição do véu branco, como símbolo de pureza da noiva.