Qual o país que tem mais muçulmanos?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

Indonésia

Espalhada numa cadeia de milhares de ilhas entre a Ásia e a Austrália, a Indonésia tem a maior população muçulmana do mundo e a maior economia do sudeste asiático.

No Brasil, existem entre 800 mil e 1,5 milhão de muçulmanos, segundo a Federação das Associações Muçulmanas no Brasil (Fambras).

Na Arábia Saudita estão as duas cidades mais sagradas para a religião muçulmana: Meca e Medina. O país, cujo nome vem da família Al Saud, que governa o país e chegou ao poder no século 18, inclui a região Hijaz - o local de nascimento do profeta muçulmano Maomé e berço do Islã.

Ser árabe significa pertencer ao grupo étnico que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, enquanto ser muçulmano significa apenas ter fé no islamismo.

0,02%

Os números e o país de nascimento dos muçulmanos. Em 2010, o número total de muçulmanos no Brasil é de 35.166 pessoas. (representando um percentual de 0,02% do total da população residente no país).

A Arábia Saudita, sede dos locais mais sagrados do Islã em Meca e Medina, permitiu que viajantes estrangeiros voltassem este ano para realizar o haj.

Meca, a cidade

Meca, a cidade sagrada para os muçulmanos, é um grande ponto de turismo do país.

Sobre punições, o livro aconselha o marido a repreender a mulher, "bater com a mão ou uma vara", esconder dinheiro dela ou "puxá-la pelas orelhas", mas deve "evitar bater em excesso".

Para aqueles, ser um "bom" muçulmano implica realizar, sempre que possível, as cinco orações diárias e, dessa forma, "dar-se a Deus" todos os dias e não apenas ocasionalmente.

Entre os muçulmanos, são registrados 3,1 filhos por mulher; os cristãos têm 2,7.

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.

islâmica

As leis e a cultura de Dubai e dos EAU estão diretamente vinculadas à tradição islâmica. Por isso, o Ramadã, o mês sagrado do islamismo, é a ocasião perfeita para conhecer essa tradição.

As-salámu alaikum, ou seja, a paz de Deus esteja com você (ou vocês) é o cumprimento entre os muçulmanos quando eles se encontram e quando termina o encontro entre eles.

Os árabes são descendentes de Ismael, também filho de Abraão. Sendo Ismael filho de uma mulher escrava e Isaque o filho prometido que herdaria as promessas feitas a Abraão, obviamente haveria alguma animosidade entre os dois filhos.

Língua Árabe

A Língua Árabe - História da Língua Árabe
Na atualidade, cerca de 150 milhões de pessoas consideram-na seu idioma materno. Existem duas variantes: o árabe clássico e o popular. O clássico representa a língua sagrada do Islã e nasceu na antiga tradição de literatura oral dos povos nômades pré-islâmicos.

Maomé

Maomé, dada a suposta condição de iletrado, buscou recitar as revelações que lhe eram feitas e, após a sua morte, esses ensinamentos foram reunidos e compilados no chamado Alcorão, que em árabe significa “recitação”.

Essa população se distribui ao longo de todas as regiões do território brasileiro. Segundo a pesquisa, 39% dos árabes residem na região Sudeste, 32% na região Nordeste, na região Sul estão 17% deles, outros 6% moram na região Norte e 5% deles na região Centro-Oeste.

Maiores religiões do mundo: conheça as crenças que mais movimentam fiéis

  • Cristianismo.
  • Islamismo.
  • Hinduísmo.
  • Ateísmo/ Agnóstico.
  • Budismo.
  • Espiritismo.
  • Judaísmo.

Para os muçulmanos, existem três cidades sagradas: Medina, Meca e Jerusalém.

A Kaaba pre Islâmica alojava a Pedra Preta e estátuas de deuses pagãos. Maomé supostamente purgou a Kaaba de ídolos quando do seu regresso vitorioso a Meca, reconduzindo o santuário para o monoteísmo de Ibrahim.

A economia islâmica tem três áreas principais. Uma delas é a finança islâmica. Há também os produtos halal e outras atividades islâmicas, como as artes, o turismo e a moda.