Qual o país que tem a língua portuguesa?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.

Dentro dessa comunidade, o Brasil figura como principal representante, uma vez que somos o país com o maior número de falantes da língua.

O Timor-Leste é o único país nesta lista que corresponde ao continente asiático! Isso mesmo, quem iria imaginar que o idioma português chegou até a Ásia. O país foi colonizado pelos portugueses no século XVI, conhecido também na época como Timor Português.

Estimativas do Grupo de Diversidade Linguística do Brasil (GTDL) comprovam que são mais de 210 idiomas: 180 indígenas, 30 falados por comunidades de imigrantes, duas línguas de sinais usadas por comunidades surdas, fora o próprio português, que possui variações regionais e de classes sociais.

E poderiam ser mais! Portugal colonizou cerca de 53 países e territórios; porém, hoje, apenas 10 deles têm esse idioma como oficial, incluindo o Brasil.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês. O inglês é a língua mais falada do mundo, logo, colocá-lo em prática não é complicado. ...
  • Francês. O francês tem mais de 100 milhões de falantes nativos e é a língua oficial em 28 países, falada em quase todos os continentes. ...
  • Espanhol. ...
  • Italiano. ...
  • Suaíli.

Parece que sim! Segundo a investigadora Laura Wattenberg que passou a última década a estudar os nomes, o nome mais utilizado no mundo inteiro é Sophia, com todas as suas variações.

O italiano vem em primeiro lugar por uma única razão: além de se parecer com o português no que se refere à gramática e ao vocabulário (o que também acontece no caso do espanhol), o idioma tem também uma fonética mais simples para nós.

Galego

Galego. Quando se pergunta qual é a língua mais próxima do português, a resposta precisa ser essa: o galego! Esse idioma, na verdade, remete às origens diretas do português. A língua é falada na Galícia, ou Galiza, região da Espanha que faz divisa com o norte de Portugal.

A gramática da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

A região de Shizuoka é onde se verifica a maior concentração de dekasegi nipo-brasileiros, especialmente em Hamamatsu e Oizumi, onde os sinais de trânsito também estão em português. Segundo Juvenal Shintaku, cerca de 15% dos habitantes de Oizumi falam português como primeira língua.

Em África, um centenar de línguas utilizam-se para a comunicação interétnica: o árabe, o somali, o berbere, o amarico, o oromo, o igbo, o suajili, o Hauçá, o Mandinga, o fulâni e o Iorubá. 17% dos africanos falam um dialeto do árabe. 5% dos africanos falam o Hauçá, uma língua franca em uma grande parte do Sahel.

isiZulu

No censo de 2011, o isiZulu apareceu como a língua mais falada pelos sul-africanos em casa, seguida pela xhosa. O africâner era a primeira língua de 13,5% dos sul-africanos, enquanto o inglês era a língua nativa de apenas 9,6% da população.

Esse idioma ficou conhecido como “língua-geral” ou “língua brasílica”. O ponto de partida da língua-geral foi o tupi, língua falada pelos tupinambás, povos indígenas que habitavam o litoral do Brasil.

Segundo dados recentes, somente nove línguas indígenas são faladas por mais de 5.000 índios, cada uma delas. São elas: guajajara, sateré-mawé, xavante, yanomami, terena, macuxi, kaingang, ticuna e guarani, sendo que as últimas contam com cerca de 30.000 falantes cada uma.

Agora, porém, o espanhol está se popularizando no Brasil como segunda ou terceira língua. Nas regiões do Brasil que fazem fronteira com os vizinhos hispânicos, pode-se encontrar um idioma pidgin (uma língua de contato): o famoso portunhol.

De acordo com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), são nove os países que têm a língua como idioma oficial. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe.