Qual o país que saiu do Reino Unido?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Irlanda

A Irlanda é um país separado, que também fica nas ilhas britânicas. Mais específicamente, ela fica na ilha a oeste de Grã-Bretanha que também se chama Irlanda (e na qual também está a Irlanda do Norte).

O Reino Unido saiu da União Europeia em 31 de janeiro de 2020. Saiba mais sobre as novas relações entre a UE e o Reino Unido, bem como sobre as negociações do Brexit.

Àquela altura, o “Brexit”, como ficou conhecida a saída, finalmente tomava forma, depois dos britânicos terem aprovado a medida em uma votação apertada, realizada em 2016: 52% da população votou a favor, contra 48% que votaram contra. O Reino Unido, no entanto, não votou de maneira uniforme pelo Brexit.

A palavra Brexit surgiu a partir da combinação de outras duas palavras: Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída). O termo foi cunhado pela primeira vez pelo ex-advogado Peter Wilding, em 2012. Muitos definem o Brexit como o “divórcio” entre o Reino Unido e a União Europeia.

Formado pela união política de quatro nações – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte –, o Reino Unido agrega muita história, arquitetura clássica, grandes centros modernos, além de paisagens naturais de tirar o fôlego.

São eles: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu. Pouco antes da morte de Elizabeth II, a lista de países era um pouco maior.

A maior Irlanda do Sul não foi reconhecida pela maioria de seus cidadãos, que em vez disso reconheceram a autodeclarada República da Irlanda. Após o Tratado Anglo-Irlandês, o território da Irlanda do Sul deixou o Reino Unido e se tornou o Estado Livre da Irlanda, agora República da Irlanda.

O nome Inglaterra é derivado do inglês antigo "Englaland" (England), que significa "terra dos anglos". Os anglos foram uma das tribos germânicas que se estabeleceram na Inglaterra durante a Alta Idade Média.

Apesar de estar rodeado por nações da União Europeia, o país não faz parte do bloco, embora seja associado da UE através de vários tratados, inclusive fazendo parte do mercado comum. O país fez da neutralidade política sua fórmula para garantir estabilidade e se tornar uma das economias mais ricas do planeta.

Lituânia

A Lituânia integrou a área do euro em 1 de janeiro de 2015 e tornou-se o seu 19.º Estado-Membro. As suas notas e moedas de euro entraram em circulação nesse mesmo dia.

A Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein fazem parte do continente europeu, mas não são membros da União Europeia. Participam, contudo, do mercado único, mas não da união aduaneira. A União Europeia é composta, atualmente (ano de 2023), por 27 países (estados-membros).

A independência da Escócia é uma questão de ambição política de uma série de partidos políticos, pressão de grupos e indivíduos para que a Escócia se separe do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Desvantagens do Brexit
Também argumentam que a imigração não vai diminuir com a mudança. Além disso, levantamentos apontam que, no geral, os imigrantes pagam mais impostos do que gastam com os benefícios sociais. Outra justificativa é o abalo nas relações comerciais com empresas de outros países.

A saída do Reino Unido da UE, do mercado único e da união aduaneira cria entraves ao comércio e às trocas comerciais transnacionais que não existiam antes de 1 de janeiro de 2021.