Qual o país que os alunos passam mais tempo na escola?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Na Austrália, por exemplo, há o equivalente a 5 horas e 48 minutos por dia nas séries iniciais do fundamental e 6 horas e 36 minutos nas séries finais. É o país em que os alunos ficam mais tempo na escola em aulas obrigatórias, com 11 mil horas no total.

Rússia

De 33 nações desenvolvidas, estudantes do ensino fundamental na Rússia têm o menor número de horas de instrução exigidas por ano- 500 (a média internacional, em média, é 800). O que é traduzido para cinco horas por dia, com intervalos entre cada classe, ao longo de um período de oito meses.

Em Portugal, a escolaridade obrigatória inclui os três anos. Aulas e intervalos importam! Quando estão na sala de aula, exige-se aos alunos que estejam concentrados por longos períodos de tempo. Durante um dia de escola, um aluno do ensino primário passa, em média, menos de quatro horas em aulas.

Os japoneses são considerados os mais educados do mundo. Mais do que simpatia e educação, mas também anteceder as necessidades dos outros e exceder expectativas. Isso faz com que o serviço no Japão seja excelente e a educação do povo seja uma das características mais marcantes e impressionantes em uma visita ao país.

Já o país historicamente mais ligado a nós, Portugal, não dá tanta importância ao tema (veja abaixo). Outros europeus, como Espanha, França e Reino Unido, encaixam o assunto na grade de história da América Latina.

O Brasil teve o mesmo resultado de Kosovo e Irã, perdendo de todos os outros países, entre eles com sistemas de educação precários, como Azerbaijão e Uzbequistão. Os países do topo do ranking foram Singapura (587 pontos), Irlanda (577 pontos) e Hong Kong (573 pontos).

O país teve um baixo desempenho no Pisa, a principal avaliação internacional de desempenho escolar, ocupando a 54ª posição, e no TOEFL, ocupando o 43º lugar no ranking. Além disso, o analfabetismo atinge 6,8% da população acima de 15 anos, sendo a média mundial de apenas 2,6%.

Estrutura do Sistema Educacional do Japão
Os 9 anos de educação em escola primária e ginasial é obrigatória, contudo para a entrada no colegial ou universidade, há uma prova de ingresso, e somente as pessoas que forem aprovadas na prova poderão ingressar no colegial ou universidade.

Assim sendo, no Japão é muito comum ver grupos de crianças retornando de suas atividades extracurriculares no final da noite. Dessa forma, os alunos japoneses têm um dia escolar de 8 horas e ainda estudam durante feriados e aos finais de semana.

Sistema escolar
Nos dias de semana, as aulas normalmente começam às 8:30 da manhã e terminam às 3:50 da tarde. No primário, as aulas duram 45 minutos, com uma pausa de 10 minutos entre uma aula e outra. A partir do ginásio, as aulas duram 50 minutos.

Todas são divididas em ensino básico e secundário. Na escola em Portugal, o ensino secundário é equivalente ao ensino médio no Brasil. São 3 anos de estudos, do 10º ao 12º ano escolar, quando os alunos têm de 15 a 17 anos de idade.

As escolas em Portugal para brasileiros funcionam exatamente como para os cidadãos portugueses porque não há distinção entre residentes e cidadãos de outros países. Os brasileiros pagam os mesmos valores que os nacionais, sejam nas escolas públicas ou privadas. E o ensino é o mesmo para todos.

O Brasil é o país dos mulatos, então é parecido com Colômbia, Cuba, Venezuela, Republica Dominicana e os Estados da Luisiana, Florida, Geórgia.

1. Estados Unidos, com US$ 25.035 trilhões.