Qual o país que não tem guerra?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

A Suécia e a Suíça são independentemente uma da outra famosas por suas neutralidades armadas, que mantiveram durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Os suíços e os suecos têm uma longa história de neutralidade: não estão em estado de guerra internacional desde 1815 e 1814, respectivamente.

A ideia de neutralidade implica o não envolvimento do país em conflito de terceiros. A Rússia cita como modelos a Suécia e a Áustria.

Veja a situação dos países com conflitos ativos:
Turquia — Conflitos armados com curdos. Síria — Guerra civil. Azerbaijão — Conflito Nagorno Karabakh. Paquistão — Militância islamita.

O Brasil já perdeu alguma guerra? Já. O Brasil ganhou todos os confrontos que travou, menos um, em que apanhou feio. Na Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, o país foi derrotado por uma aliança de argentinos e uruguaios.

A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica o Iêmen como a pior situação humanitária do mundo. Também longe dos holofotes diplomáticos internacionais está uma guerra que começou em novembro de 2020 na Etiópia entre o governo central e um partido político na região de Tigré.

Conflitos com a Alemanha
Até 1937, o Brasil mantinha relações cordiais com a Alemanha, condição rompida no ano seguinte. Ainda assim, o país manteve a neutralidade. A situação mudaria em 1942, quando o Brasil rompeu relações diplomáticas com o Eixo.

Hitler tentou forçar a mão de Franco com um pedido direto para a passagem de várias divisões de tropas alemãs pela Espanha para atacar Gibraltar. Franco recusou, citando o perigo que o Reino Unido ainda representava para a Espanha e as colônias espanholas.

Rompimento com o Eixo
Em 1939, quando a Alemanha nazista atacou a Polônia, dando início à Segunda Guerra, o Brasil declarou-se oficialmente neutro.

Por não haver a possibilidade de compromisso entre as partes. Ambos os lados lutam pela mesma terra - e os líderes palestinos buscam essencialmente a destruição de Israel.

A União Europeia (UE) acreditava que a Suíça iria aderir ao bloco e assim concordou em manter uma relação especial. Mas o país no coração da Europa não tem interesse algum em uma adesão. Pelo contrário: ela se afasta cada vez mais da UE.

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial em 30 de junho de 1944, ao lado dos países aliados, isto é, Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e as resistências civis-militares de países como a França. O inimigo, evidentemente, eram as chamadas “Potências do Eixo Roma-Berlim-Tóquio”.

Segunda Guerra Mundial

O que foi a Segunda Guerra Mundial? A Segunda Guerra Mundial, travada entre 1939 e 1945, foi o maior e mais catastrófico conflito da história humana, tendo provocado milhões de mortes e a ruína de centenas de cidades. A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado já travado em toda a história da humanidade.

Considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o pior desastre humanitário do mundo, o conflito no Iêmen tem contabilizadas mais de 230 mil mortes, com mais de 70% da população local necessitada de assistência humanitária ou proteção para que sobrevivam, o que representa mais de 20 milhões de pessoas.

A Guerra do Paraguai foi o pior conflito da história da América do Sul e responsável por, pelo menos, 300 mil mortos.

"A decretação do Estado de Guerra depende da autorização da Casa Legislativa. A partir daí existem consequências de ordem normativa e de ordem institucional. A decretação de guerra necessita de decretação de Estado de Sítio, que depende de autorização do Congresso Nacional, e criação de mecanismos de fiscalização.

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

Luxemburgo

Sobre o número 1…
Luxemburgo, um dos menores países do planeta, tanto em área quanto em população, é o país mais rico do mundo de acordo com esse ranking específico. É o maior centro bancário do mundo: mais de 200 bancos e 1.000 fundos de investimento operam em sua capital.